ERT-RL quer consolidar região da Grande Lisboa como “destino de referência”

A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) está na BTL, que começou hoje, para reforçar a imagem da região de Lisboa como “destino de referência” no contexto nacional e internacional. O evento conta com a assinatura de parcerias, provas de produtos locais e apresentações de itinerários culturais.

Carla Salsinha, presidente da Comissão Executiva da ERT-RL, afirma que “a participação na BTL é uma oportunidade estratégica para a Região de Lisboa reforçar parcerias, expandir a sua presença no mercado e apresentar a diversidade da sua oferta turística a um público cada vez mais amplo”.

“A participação na BTL é um pilar estratégico da ERT-RL para impulsionar a promoção turística da Região de Lisboa. Com um programa dinâmico e experiências envolventes, esta presença reafirma o compromisso da Entidade em fortalecer o turismo, atrair mais visitantes e consolidar Lisboa como um destino de referência”, considera a responsável.

Assinaturas de protocolos

Quanto ao programa, a Entidade destaca as múltiplas iniciativas que irão ocorrer durante os cinco dias da realização do evento, designadamente a apresentação da “Rede Portuguesa de Turismo Industrial” e a assinatura de colaboração entre a ERT-RL e instituições aderentes à rede.

No dia 13 de março é assinado um protocolo de cooperação entre a Universidade Lusófona e a ERT-RL que visa a colaboração em programas de formação, investigação e ações de desenvolvimento local, regional e nacional.

No mesmo dia, decorre também a sessão nacional das estações náuticas, onde se realiza a apresentação da Rede “Estações Náuticas de Portugal”, a assinatura de protocolos de cooperação com federações desportivas e uma cerimónia pública de certificação e
renovação das estações náuticas. A sessão de abertura deste momento conta com a presença de Carla Salsinha, Carlos Costa Pina, presidente do Fórum Oceano e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal. Já a sessão de encerramento fica a cargo do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Ainda no dia 13, a Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia apresenta o projeto “Lugares do Vinho”, que visa impulsionar o turismo na Região Saloia – municípios de Loures, Mafra e Sintra – através da cultura da vinha e da produção do vinho.


Fruto da parceria existente, o Centro Nacional de Cultura marca presença no stand da ERT-RL com apresentação dos “Itinerários Culturais como produto turístico”, no dia 13, “O Caminho do Tejo por quem o percorre”, no dia 14 e “Lisboa: Comércio, Cultura e
Turismo”, no dia 15.

Durante os cinco dias da BTL, a fábrica da Coca-Cola, em Azeitão, promove, no stand da ERT-RL, a sua oferta de turismo industrial, dinamizando também um passatempo interativo. Já a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal marca presença nos dias 12, 14, 15 e 16 de março, proporcionando provas de vinhos e degustações de produtos regionais.

Missão da ERT-RL

A ERT-RL tem como missão a valorização e o desenvolvimento das potencialidades turísticas da Área Regional de Turismo de Lisboa, bem como a gestão integrada do destino no quadro do desenvolvimento turístico regional, de acordo com a Lei, os presentes estatutos, as orientações e diretrizes da política de turismo definida pelo Governo e os planos plurianuais da administração central e dos municípios que a integram. Participam na ERT-RL 18 municípios: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira, bem como associações e entidades privadas com interesse no desenvolvimento e valorização turística da ERT-RL.

Foto: BTL

Quer comentar a notícia que leu?