Novo centro logístico do Lidl para a zona centro do país cria mais de 200 novos postos de trabalho na região de Loures. Ricardo Leão salientou que investimentos desta envergadura (115 milhões de euros) põem Loures no centro dos grandes investimentos nacionais e acredita que o concelho tem a centralidade requerida para atrair mais investimento privados.
Antes da inauguração oficial do novo Centro Logístico do Lidl ocorrer, no dia 21 de março, dezenas de camiões circulavam, num corrupio constante, em frente à entrada onde os altos representantes do Estado e do Município se iriam reunir para a cerimónia oficial da inauguração do entreposto de Loures.
Apesar de, àquela hora, ainda estar oficialmente de portas fechadas, foi notória a futura movimentação de veículos pesados em toda a área, sendo fácil de imaginar o impacto económico gerado pela vinda deste Centro Logístico para Loures – Ricardo Leão sublinhou que a implementação desta estrutura retalhista vai espelhar um assinalável crescimento económico no concelho.
Situado em Loures, o novo centro logístico resulta de um investimento de mais de 115 milhões de euros que reafirma o compromisso do Lidl com Portugal, com os portugueses e com a dinamização económica do país, de acordo com Hélder Rocha, CEO do Lidl Portugal.
O responsável frisou alguns dados que atestam a dimensão do projeto, que passou a ser o maior entreposto do retalhista alemão em Portugal. Com uma área de aproximadamente 54 mil metros quadrados – equivalente a cinco campos de futebol – e capacidade de armazenamento de quase 44 mil paletes, o novo centro logístico foi projetado para robustecer o abastecimento das lojas Lidl da zona centro do país, garantindo mais eficiência e qualidade na cadeia de distribuição.
“Peça chave” no grupo
Hélder Rocha recordou que a construção deste centro logístico, “assente numa matriz de inovação e sustentabilidade”, envolveu mais de 300 empresas e cerca de 1000 trabalhadores. O CEO da Lidl Portugal salientou que, além de ser uma nova peça chave no abastecimento da rede de lojas Lidl, este novo centro logístico de Loures criou mais de 200 novos postos de trabalho diretos, contribuindo, desta forma, “para a vitalidade da economia local”.
O projeto incluiu também um vasto leque de obras de urbanização, nomeadamente vias estruturantes e de acesso a zonas habitacionais e de futura indústria, com um investimento de 5 milhões de euros alocados a alterações no espaço público.
Para o homem-forte do Lidl Portugal, a inauguração deste centro logístico “acaba, assim, por sintetizar, de forma simbólica, o investimento que a empresa tem feito em Portugal, para reforçar a sua proximidade e centralidade junto dos clientes, comunidades, fornecedores, parceiros e stakeholders institucionais em Portugal”, pois acontece passados trinta anos da presença do retalhista germânico no mercado nacional.
“Assinalamos hoje um importante investimento em Loures, de 115 milhões, num país onde estamos presentes há já 30 anos. Este novo centro logístico espelha ainda o investimento numa região da máxima importância para a nossa visão estratégica de crescimento futuro, aumentando a nossa capacidade logística, trazendo maior conforto e eficiência aos colaboradores que nele trabalham e melhorando o nosso serviço prestado à comunidade”.
Hélder Rocha revelou que o grau de compromisso e de parcerias com os produtores locais é algo de “muito relevante”. E explicou que 50% dos produtos de marca branca do Lidl em Portugal provêm da produção local, reforçando que, em 2024, exportaram 156 mil toneladas de produtos portugueses para outras lojas do grupo no estrangeiro, principalmente frutas e produtos hortícolas.
O CEO do Lidl Portugal citou os dados do estudo de impacto realizado pela consultora independente Forvis Mazars, em 2023, que refere que o investimento do Lidl no país gerou de forma direta, indireta e induzida, 3.078 milhões de euros para a economia portuguesa, em linha com o período homólogo, o que representou 1,2% do PIB nacional desse ano. De 2014 a 2023, o valor da contribuição do Lidl para o PIB português tem vindo a revelar um desempenho crescente, totalizando quase 23 mil milhões de euros.
“De forma direta, indireta e induzida, as marcas próprias do Lidl geraram uma riqueza de quase mil milhões de euros para o país só no último ano (aproximadamente 1/3 do impacto económico de toda a atividade do Lidl em Portugal em 2023), o que faz com que por cada euro investido na cadeia de abastecimento de parceiros de marca própria do Lidl, tenham sido gerados na economia portuguesa 1,84 euros”.
Atratividade única de um concelho que está “no centro”
Já Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures, considerou que “a abertura do entreposto do Lidl, em Loures, confirma a nossa atratividade junto de quem quer investir num território cujo posicionamento garantirá um acesso privilegiado na Área Metropolitana de Lisboa e ao País. Em boa hora escolhemos como lema ‘Loures no Centro’, pois nunca é demais lembrar a centralidade do nosso concelho, que faz fronteira com seis municípios (Lisboa, Sintra, Mafra, Amadora, Odivelas e Oeiras)”, avançou Leão. E aproveitou para enaltecer a localização estratégica do concelho para atrair novos investimentos privados “de grandes empresas, como o Lidl”.
“Loures não está ao lado de Lisboa. Loures está no centro, Lisboa é que está ‘ao nosso lado’”, sustentou, reiterando: “Hoje inauguramos uma grande obra que se constituirá como um dos maiores centros logísticos da nossa região, determinante no desenvolvimento socioeconómico local ao criar cerca de trezentos novos postos de trabalho. Loures está no centro do investimento. Na minha responsabilidade enquanto presidente da Câmara Municipal, continuarei a promover a estabilidade e a confiança entre as políticas públicas locais e os desafios que nos são lançados pelo setor privado”.
O líder do Município não se esqueceu de salientar que “a atração do investimento privado”, que está no centro da ação deste Executivo, gera riqueza e emprego. E revelou que fez acordo bilateral com a administração do Lidl para fomentar a criação de emprego local. “Falámos e ficou acordado que os postos de trabalho iriam para pessoas do concelho de Loures”.
Em comentário à margem do tema da cerimónia, Ricardo Leão aproveitou para “agradecer” ao atual ministro do Governo presente na cerimónia pela aprovação do avanço definitivo do metro em Loures, uma vez que o concurso público promovido pelo governo de António Costa, do mesmo partido de Leão, “ficou deserto”.
“Sr. Ministro, agradeço muito terem dado luz verde ao metro de Loures, que vai ter uma estação aqui bem perto, porque são decisões como estas que promovem o desenvolvimento efetivo dos territórios”, sustentou.
Lidl alavanca “crescimento económico”
Para José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas, é preciso destacar a “coragem e o sinal de confiança” que a abertura do Entreposto, em Loures, representa. “É um investimento de 115 milhões de euros, que cria riqueza e emprego e que foi concretizado respeitando os mais elevados padrões ambientais. A competitividade e sustentabilidade estão aqui presentes”, sublinhou, acrescentando a importância dos projetos que estimulam o crescimento económico em Portugal: “O LIDL está em Portugal para ajudar ao crescimento económico, e destaco que exportam anualmente cerca de 156 milhões de produtos agrícolas portugueses para as lojas que têm em 29 países europeus. Por isso, estão de parabéns.”
José Manuel Fernandes puxou a “brasa à sua sardinha” e aproveitou a ocasião para solicitar mais empenho ao tecido económico (retalhistas incluídos) para ajudar a alavancar o crescimento da economia nacional através do aumento das exportações dos “produtos de excelência” da agricultura portuguesa, como o setor do vinho e do azeite. “A agricultura é segurança alimentar, mas também defesa… espero não ter de vir a explicar melhor este conceito”, proclamou, defendendo que é partidário de novos acordos para aumentar as exportações portuguesas dos produtos agrícolas em novos mercados, nomeadamente nos países do Mercosul.
‘O governante enalteceu ainda a estratégia de sustentabilidade do Lidl, uma vez que o centro logístico de Loures incorpora um conjunto de soluções alinhadas com as práticas de referência das diferentes áreas, incluindo sistemas de gestão de energia que aproveitam a luz solar, painéis fotovoltaicos capazes de abastecer o Lidl Portugal, equivalente ao consumo de 800 moradias por um ano, e carregadores para veículos elétricos. Além disso, os sistemas de captação e reaproveitamento de águas pluviais e a utilização de gases naturais nas câmaras de frio refletem o esforço contínuo do Lidl em minimizar o impacto ambiental. O edifício conta com a certificação BREEAM – que classifica os edifícios sustentáveis tendo em conta categorias como: gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, utilização do solo e ecologia, e contaminação.