O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, anunciou, esta sexta-feira, 28 de março, a propósito da inauguração da exposição ‘Sessões’, de Kenton Thatcher, que irá propor que o fotógrafo, com mais de 30 anos de carreira, seja agraciado com a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa.
Durante a inauguração da exposição ‘Sessões’, de Kenton Thatcher, que decorreu na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), na tarde desta sexta-feira, 28 de março, Carlos Moedas, presidente da autarquia lisboeta, anunciou que quer propor, em reunião camarária, a atribuíção da Medalha de Honra da Cidade ao fotógrafo britânico, reconhecido pela Rainha Isabel II em 2022. “O Kenton escolheu Portugal há muitos anos e é isso que Lisboa significa: diversidade. É o destino de muitas pessoas de todo o mundo, que aqui chegam com um sonho. Acredito que o Kenton está envolvido com Lisboa e com a sua cultura, e quando olho para as suas imagens, vejo a alma das pessoas”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), um dos retratados, em 2024, pela lente de Kenton Thatcher.
“Acho que consegues ir ao íntimo das pessoas e por isso, não és apenas um fotógrafo, és um criador de almas. E nós em Lisboa, temos uma alma. Por isso, quero propor, a todo o executivo da CML, a atribuição da Medalha de Honra da Cidade de Lisboa, por tudo o que tens feito pela cidade”, acrescentou o autarca. “É uma escolha minha, o Kenton é um lisboeta, é alguém que escolheu ser lisboeta, é alguém que veio para este país há 30 anos e que realmente conhece e desenhou, de certa forma, aquilo que é o olhar para a nossa alma e ajudar-nos a conhecer-nos a nós próprios através das fotografias que ele tira”.
Thatcher fotografou centenas de personalidades nacionais
Kenton Thatcher vive em Portugal há mais de 30 anos em Portugal, onde teve a oportunidade de fotografar centenas de personalidades, tais como o futebolista Cristiano Ronaldo, a pintora Paula Rego, o treinador de futebol José Mourinho, entre outros, marcando o seu trabalho com uma linguagem única, priorizando a autenticidade e a intemporalidade à perfeição. Ao Olhares de Lisboa, no final da exposição, o fotógrafo revelou que, a inspiração para o seu trabalho vem “da personalidade” dos retratados. “Todas as pessoas, obviamente, têm uma alma. Há outras que têm uma concha e eu gosto de ir abrindo essa concha para revelar quem é aquela pessoa”.
Sobre esta exposição, Thatcher revelou que “foi uma grande jornada, que resultou de quatro meses de trabalho. Agradeço à SNBA pelo magnífico espaço, mas também a todos os que me apoiaram, em especial ao meu pai, a minha grande fonte de inspiração”. Em ‘Sessões’, que estará patente na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), até 26 de abril, é possível ver cerca de 120 retratos de várias personalidades, nomeadamente Álvaro Siza, Joana de Verona, Cristiano Ronaldo, Joana Vasconcelos, José Mourinho, Camané e Beatriz Batarda, bem como de uma nova geração de figuras de destaque que tem vindo a afirmar-se na sociedade portuguesa.
Mostra integrada na programação das Festas de Abril
A maioria dos retratos está a preto e branco, e podem ser vistos até ao dia 26 de abril, de forma totalmente gratuita. Esta mostra integra-se na programação das Festas de Abril, que incluirá ainda, de acordo com Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da EGEAC/Lisboa Cultura, “atividades relacionadas com o 25 de Abril, no Museu do Aljube, no Teatro L.UCA, ou no Cinema São Jorge. Haverá ainda, a 27 de abril, um espetáculo na Praça do Município, pelas 19 horas, que irá encerrar esta programação tão plural que nós queremos para as Festas de Abril”.
Sobre a exposição de Kenton Thatcher, Pedro Moreira ressalva que esta mostra pretende trazer “uma retrospetiva, através de retratos intemporais a preto e branco de um conjunto de figuras emblemáticas de Portugal e de Lisboa, e que são símbolos de todo o percurso de novos ciclos e novas liberdades”. ‘Sessões’ pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e, aos sábados, das 14h às 19h. Esta inauguração contou ainda com a presença de Lisa Bandari, embaixadora do Reino Unido em Portugal, que salientou que a exposição é “a celebração do talento do Kenton”. “Tive o prazer de trabalhar com ele no ano passado, quando fez os meus retratos oficiais quando fui para o cargo de embaixadora. Aqui, tive a oportunidade de testemunhar o seu talento e trazer a essência das pessoas para o retrato”.