Oeiras voltou a reconhecer o mérito de atletas e clubes do concelho

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) voltou, na noite desta quarta-feira, 26 de março, a celebrar o Desporto, através da habitual Gala do Desporto, que aconteceu no Hotel Lagoas Park, em Porto Salvo. Foram reconhecidos os feitos de mais de 200 atletas, que representam 24 clubes e coletividades do concelho, em diversas modalidades. 

Mais de 200 atletas, de 24 clubes e coletividades do concelho de Oeiras, foram distinguidos na noite desta quarta-feira, 26 de março, na tradicional Gala do Desporto de Oeiras, que tem como objetivo homenagear todos aqueles que fazem do Desporto uma forma de vida e contribuem para a construção de uma comunidade mais unida e dinâmica. A gala foi apresentada por Jorge Gabriel, que referiu que esta gala pretende ainda “distinguir campeões, mas também o esforço, a dedicação e as conquistas excepcionais destes campeões, cujas vitórias refletem o seu trabalho árduo e a paixão pelo desporto”. No entanto, para além dos atletas, foram ainda distinguidos “os clubes e dirigentes que, diariamente, tornam possível a prática desportiva para mais de 23 mil pessoas, sendo pilares fundamentais no crescimento e sucesso do desporto em Oeiras”.

Na época passada, acrescentou ainda Jorge Gabriel, as coletividades do concelho de Oeiras, em conjunto, conquistaram “277 títulos, graças a 255 atletas em representação de 24 clubes”. Já para Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), “o Desporto é, sem dúvida, um dos pilares que fortalecem o tecido social de qualquer comunidade. Promove a união, a solidariedade, os hábitos de vida saudáveis e a coesão social. Em Oeiras temos razões para sentir um orgulho extraordinário do que temos conseguido fazer enquanto comunidade, pois vocês representam um dos tecidos associativos mais fortes e dinâmicos deste país”.

24 mil praticantes em todo o concelho

Atualmente, referiu o autarca, “são já 82 os clubes desportivos registados na base de dados da Câmara Municipal, que são, por sua vez, dinamizados por 850 dirigentes que diariamente dão o seu melhor de forma voluntária na gestão destas coletividades. Aí trabalham, atualmente, cerca de 750 técnicos que coordenam uma oferta desportiva ímpar, composta por 71 modalidades desportivas diferentes. Este incrível trabalho mobiliza, semanalmente, cerca de 24 mil praticantes, 60% dos quais com idade igual ou inferior a 18 anos. Em conjunto, os clubes de Oeiras geram uma receita superior a 15 milhões de euros, face a uma despesa total de 14,7 milhões. Estes dados evidenciam bem o mérito da gestão desportiva em Oeiras, ainda para mais, voluntária”.

Isaltino Morais referiu ainda, no mesmo discurso, que, é graças a “esta dinâmica imparável, que o município de Oeiras tem aumentado, anualmente, os apoios ao associativismo desportivo. Desde 2018, registamos um aumento médio dos apoios financeiros destinados aos clubes na ordem dos 11%. Acabamos de aprovar, neste mês de março, o maior apoio financeiro de sempre para os clubes, em cerca de 2,5 milhões de euros, um valor sem paralelo na Área Metropolitana de Lisboa e no país. Temos vindo a investir, cada vez mais, em infraestruturas, em programas desportivos e no apoio a atletas, com o objetivo de proporcionar as melhores condições para que todos, os jovens e os menos jovens, possam praticar desporto e desenvolver o seu potencial”. Um dos objetivos da autarquia é ter “a população mais ativa de Portugal”, sendo que, para alcançar este objetivo, é necessário apostar na promoção da atividade física.

CMO vai trabalhar na nova carta desportiva de Oeiras

Neste sentido, referiu o autarca de Oeiras, a CMO, iniciou, recentemente, “os procedimentos necessários com vista à preparação da nova Carta Desportiva de Oeiras. Contamos apresentar este documento já no próximo ano e vai conter um ambicioso plano de alargamento da nossa rede de equipamentos desportivos. Precisamos de mais espaços, sobretudo cobertos, para sustentar a taxa de crescimento dos projetos desportivos do nosso concelho”. Sobre esta cerimónia, Isaltino Morais referiu que esta pretende “agradecer e homenagear todos os atletas, treinadores, dirigentes, famílias e voluntários que, com a sua dedicação e trabalho incansáveis, contribuem para que o desporto de Oeiras seja uma referência a nível nacional e internacional.


Desde 2019, já homenageámos nestas galas mais de 900 atletas de 30 modalidades que se destacaram ao nível nacional ou internacional. Hoje serão homenageados 255 atletas, pertencentes a 24 clubes do nosso concelho. Hoje celebramos convosco as vossas conquistas, na esperança de que o vosso extraordinário exemplo inspire a nossa comunidade e motive outros a darem o seu melhor. A nossa comunidade, tal como o nosso país, precisa de exemplos assim, de quem não desiste, de quem se esforça e, em todas as dimensões da vida, dá o seu melhor”. O autarca terminou o seu discurso a deixar um “agradecimento especial a todos os atletas que, com a sua determinação, nos mostram que o sucesso não é só uma questão de talento, mas também de trabalho árduo, resiliência e persistência”.

CMO vai comprar os terrenos do Cabanas Golf e construir o primeiro campo de golfe municipal

“Termino reiterando o nosso compromisso com o desporto. Continuaremos a apoiar os nossos clubes e a alargar os equipamentos desportivos. O nosso objetivo é continuar, através dos clubes, a apoiar cada um de vós para que possamos continuar a crescer juntos e a colocar Oeiras cada vez mais no topo do desporto nacional e internacional”. Ainda na mesma intervenção, Isaltino Morais adiantou que a CMO irá criar, “o primeiro campo de golfe municipal”, nos terrenos do Cabanas Golf, em Porto Salvo, que poderá ser utilizado “pelos alunos das escolas, das universidades e por toda a comunidade em geral”. “Queremos democratizar o golfe”, acrescentou.

Nesta cerimónia, foram atribuídos prémios nas categorias de Mérito Desportivo (Academia Recreativa Linda-a-Velha, Associação ATPT, Associação Desportiva NucleOeiras, Associação RunTejo, Centro de Educação Física e Desportos de Combate, Clube Voleibol de Oeiras, Clube Desportivo de Paço de Arcos, Clube do Mar Costa do Sol, Clube Escola de Ténis de Oeiras, Clube Olímpico de Oeiras, Clube Português de Orientação e Corrida, Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, Grupo Desportivo Unidos Caxienses, Grupo Musical 1ºDezembro de Queijas, Grupo Desportivo Cultural e Desportivo de Leião, Grupo Recreativo e Desportivo ‘Os Fixes’, KMT – Associação Moreira Team, Linda-a-Pastora Sporting Clube, Núcleo Karaté de Oeiras, Paço de Arcos Clube, Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo, Sport Algés e Dafundo, Sport Ponto Come e União Recreativa do Dafundo).

Distinguidos dirigentes e atletas de excelência

Já na categoria Excelência Associativa, foi distinguido o dirigentes do Linda-a-Pastora Sporting Clube (LPSC), José Manuel Isidoro, que referiu que, “este prémio deve-se a todos os que têm trabalhado comigo e a todos os que têm passado por aqui. Espero continuar mais anos à frente deste clube, se a saúde o permitir”. Na categoria Excelência Desportiva, foi distinguida a campeã nacional de Corta-Mato Curto, Sandra Teixeira, que disse que a sua “paixão pelo atletismo é enorme”, agradecendo a todos os que “fazem de mim uma atleta muito feliz”.

O prémio Carreira Desportiva foi entregue a Maria do Céu Ralha, uma das pioneiras no Karaté, e que sublinhou que esta distinção “é o culminar de anos de paixão e de inspiração para futuras gerações”. No Prestígio Desportivo, a CMO reconheceu o professor Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana, que aproveitou a sua intervenção para pedir mais investimento na prática desportiva, uma vez que “há crianças sedentárias que não têm liberdade de brincar, porque passam a maior parte do tempo na escola. Temos que promover e tornar os cidadãos mais ativos desde a infância até à terceira idade”. “O Desporto tem de apostar nos valores e na ética”, acrescentou.

Quer comentar a notícia que leu?