Portugal e Brasil assinaram novo acordo que possibilita a travessia atlântica de Setúbal para Natal. Foi uma negociação bilateral regional, mas que abre o caminho para a assinatura de novos protocolos entre os dois países.
A sede da Área Metropolitana de Lisboa (AML) foi palco de uma vista de uma delegação de Rio Grande do Norte, Brasil, constituída pela secretária de Estado e subsecretária de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte, Marina Marinho e Solange Araújo, pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Económico, Hugo Fonseca e pelo deputado estadual do Rio Grande do Norte, Hermano Morais. O encontro ocorreu no dia 13 de março, e teve como cicerones da delegação brasileira a Lisboa o primeiro-secretário da AML, Carlos Humberto de Carvalho e Faustino Gomes, presidente do conselho de administração da TML.
A visita contou ainda com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, da vice-presidente da Câmara de Sesimbra, Felícia da Costa, e o chefe de gabinete da presidência da Câmara de Palmela, em representação dos três concelhos da Arrábida, península de Setúbal.
Protocolo entre a AML e Rio Grande do Norte
O primeiro-secretário da AML, Carlos Humberto de Carvalho, referiu que Portugal e Brasil tem de aprofundar relações e que a AML está disponível para partilhar toda essa informação e conhecimento, e manifestou a disponibilidade da AML vir a estabelecer um protocolo ou uma carta de intenções com o Rio Grande do Norte.
A secretária de estado brasileira Solange Araújo reconheceu todas as contribuições portuguesas no Brasil e convidou os responsáveis da AML a visitar este estado brasileiro para assinarem um possível novo acordo de cooperação.
Já Hugo Fonseca, secretário de estado do desenvolvimento económico, referiu que foi assinado, esta semana, o acordo técnico entre os portos de Setúbal e de Natal, no Rio Grande do Norte, na sequência do acordo de parceria estabelecido em novembro pelos municípios da Arrábida, (Setúbal, Palmela e Sesimbra), numa visita efetuada ao Estado do Rio Grande do Norte.
Assim, espera-se que, no seguimento do acordo estabelecido, tenham início ainda no final de maio, as primeiras travessias atlânticas de ligação dos dois portos, Natal e Setúbal. Anteriormente, o destino preferencial desta rota comercial era o porto de Roterdão, nos Países Baixos, mais distante e com maiores custos.
Solange Araújo referiu ainda que este acordo vai privilegiar a troca de experiências em áreas como o turismo, a capacitação, as infraestruturas, a pesca, a fruticultura e a sustentabilidade. Em relação ao turismo, salientou já foram iniciados contactos para futuros intercâmbios de professores e alunos desta área, sendo Portugal “um grande destino” para os habitantes do Estado do Rio Grande do Norte.
No final da receção, a AML ofereceu aos representantes da delegação brasileira, um azulejo comemorativo, com a representação do mural “A Metropolitana”, a obra de Mário Linhares que se pode visitar no edifício sede da AML.