Cascais prepara-se para receber o primeiro Festival Internacional de Filosofia realizado em Portugal. Chama-se Espanto e vai acontecer entre 19 e 22 de junho em vários locais do concelho: na Casa das Histórias Paula Rego, no Parque Marechal Carmona, no restaurante Conversas na Gandarinha (do Centro Cultural de Cascais) e em três bairros sociais que serão selecionados pela autarquia. O tema desta primeira edição é o medo.
Entre os dias 19 e 22 de junho, Cascais será o palco do primeiro Festival Internacional de Filosofia em Portugal, intitulado “Espanto”. O festival pretende proporcionar um espaço de reflexão e descoberta através de palestras, debates e apresentações artísticas, criando um ambiente onde a Filosofia se conecta com a vida quotidiana e se torna uma experiência coletiva.
Pensadores e filósofos de diversas partes do mundo vão reunir-se para discutir o tema central desta primeira edição: o medo. Uma força invisível que pode paralisar, mas também transformar a realidade.
Com o Festival “Espanto”, Cascais reforça o seu compromisso com a promoção da cultura e do pensamento crítico, organizando um evento que desafia as convenções e convida o público a questionar e compreender melhor o mundo que o rodeia. Com um programa diversificado, visa tornar a Filosofia acessível a um público amplo, dos oito aos 80 anos. Não vai faltar espaço para a Filosofia para crianças e jovens.
O “Espanto” visa explorar “de que forma o medo influencia a sociedade e a vida individual, promovendo o pensamento crítico e a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo”. O evento, com um programa variado, tem como objetivo tornar a Filosofia acessível a todos, de jovens a idosos, com atividades voltadas também para crianças e adolescentes.
Oradores confirmados
Entre os oradores confirmados, destacam-se Peter Sloterdijk, Donatella Di Cesare, Bernat Castany Prado, Daniel Innerarity, Gilles Lipovetsky, Michel Eltchaninoff, Samantha Rose Hill e Sebastian Sunday Grève. Também há oradores nacionais, como António de Castro Caeiro, Manuel Curado, Marta Faustino, Arlindo Oliveira, Joana Bértholo, Artur Ribeiro, Beatriz Batarda, Carlos Fiolhais, Edson Athayde, Joana Rita Sousa, Luísa Lopes e David Erlich.
As atividades do festival ocorrerão em seis espaços de Cascais. Nos dias 19 e 20 de junho, três bairros sociais da cidade, escolhidos pela Câmara Municipal de Cascais, serão palco de sessões com dois filósofos em cada bairro. Durante essas sessões, os filósofos compartilharão as suas perspetivas sobre o tema do festival e irão interagir com o público. Cada encontro terá a duração de duas horas e contará com um moderador, seguido de uma apresentação de um artista local.
Programa
Ainda no dia 20, às 19h30, será realizado o jantar “In Vino Veritas” no Restaurante Conversas da Gandarinha. Este evento exclusivo reunirá os principais parceiros do festival, filósofos, curadores, palestrantes e outros convidados especiais, marcando oficialmente a abertura do evento. Inspirado pela obra do filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard, o jantar propõe a procura pela verdade, um dos grandes desafios da Filosofia. Durante o jantar, um filósofo convidado fará uma intervenção especial, e os participantes poderão interagir. O ambiente será enriquecido com performances artísticas, promovendo um espaço de troca de ideias.
No dia seguinte, a Casa das Histórias Paula Rego receberá uma série de palestras, debates e conferências que oferecerão uma análise aprofundada, mas acessível, sobre o tema do medo. Os jardins do museu irão transformar-se em “Ágoras”, pequenos palcos circulares com cadeiras onde o público poderá dialogar diretamente com os oradores. Algumas dessas Ágoras serão voltadas para um público jovem e infantil, estimulando o diálogo intergeracional.
Bilhetes disponíveis
Além disso, no dia 21, os vencedores de um concurso de discursos sobre o medo terão a oportunidade de apresentar suas ideias em uma das Ágoras. O público também poderá interagir com os filósofos, que estarão presentes para responder a perguntas e conversar com os participantes. Cinco Ágoras serão disponibilizadas gratuitamente ao longo do dia.
O festival será encerrado com duas Aulas Magnas, realizadas no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona, nos dias 21 (das 21h30 às 23h00) e 22 (das 11h00 às 13h00). Dois filósofos convidados irão refletir sobre o tema central do festival, seguidos por uma entrevista conduzida por uma figura pública de destaque. A última Aula Magna será marcada por uma homenagem a uma personalidade importante no campo do pensamento filosófico.
Os bilhetes para o festival já estão disponíveis, com preços especiais para compra antecipada até 30 de abril. Existem duas opções: o bilhete Geral (38 €), que dá acesso às atividades no Parque Marechal Carmona e na Casa das Histórias Paula Rego, e o bilhete Premium (166 €), que permite participação em todas as atividades, com assento reservado, incluindo o jantar “In Vino Veritas”.
Algumas atividades, como as Aulas Magnas e sessões noturnas, serão gratuitas, mas exigem inscrição prévia. A partir de 1º de maio, estudantes poderão adquirir ingressos com 15% de desconto.