Cadeia de retalho alemã criou um centro de inovação mundial em Linda-a-Velha. Esta unidade de investigação do Lidl de Linda-a-Velha vai estar no centro de todas as decisões no lançamento e melhoria de novos produtos alimentares deste grupo em todos os supermercados a nível nacional e internacional.
O Lidl inaugurou o Centro de Inovação e Cooperação, designado Lidlab, em Linda-a-Velha (Oeiras). A unidade de Linda-a-Velha foi inaugurada dia 8 e contou com a presença de toda a equipa de peritos deste centro de inovação e desenvolvimento de produtos.
O diretor do controlo de qualidade do Lidl, Pedro Franco, explicou que nestas unidades de investigação os clientes desta cadeia de retalho poderão participar em provas sensoriais, como provas cegas de dois produtos semelhantes, focus groups, estudos de mercado, e serão convidados a ir à cozinha do laboratório para provar e comentar receitas em desenvolvimento.
Consumidor “é participante ativo”
Trata-se de um espaço dedicado à inovação sensorial e ao desenvolvimento de produtos alinhados com as preferências do consumidor, por exemplo, a cor, sabor, aroma, textura, aspeto, teor de açúcar, sal, gordura, sabor, suculência e textura.
Pedro Franco sustenta que é objetivo “criar e desenvolver produtos que vão ao encontro das expetativas dos nossos clientes e que estejam adaptados ao estilo de vida dos nossos consumidores”, ou seja, “criamos os produtos que os clientes querem”.
O responsável explicou aos jornalistas que o trabalho desenvolvido no centro de inovação pretende que o consumidor seja um “participante ativo” no desenvolvimento de produtos, sendo a preparação e confeção executada em ambiente que simula uma cozinha corrente, semelhante à da casa dos consumidores. “Pretendemos ter uma maior proximidade com os nossos clientes”, pois serão eles a ter a palavra final sobre o avanço (ou não) da comercialização dos produtos que estarão em fase de teste.
O atual centro de desenvolvimento surge na sequência da existência de um outro, no mesmo espaço de Linda-a-Velha, em que o “provador” era o próprio colaborador da empresa, que já envolveu quase 5 mil participantes, e do qual resultaram 915 provas já realizadas. Mas o novo centro pretende ir mais longe e fazer do consumidor o “centro” das decisões do desenvolvimento e melhoramento dos produtos de marca própria do retalhista alemão.
Criação de tendências
O responsável anotou que a experiência promove a “adequação dos produtos às expetativas e necessidades dos clientes”. E exemplifica que, se o cliente-tipo for um frequentador assíduo de ginásios, o laboratório desenvolve alimentos ou suplementos “ricos em proteína”, porque é essa classe de produtos que vai procurar.
Segundo o responsável pela qualidade, as ideias são testadas antes de serem comercializadas nos supermercados do grupo, mas nem sempre as opções “mais óbvias”, ou com “melhor sabor”, serão aquelas a serem comercializadas, pois impera uma política que valoriza a proveniência e respeito pelo meio ambiente, bem como a avaliação dos parâmetros que, conjugados, concluam se os produtos são mais ou menos saudáveis. Cabe, pois, à empresa “criar” as “tendências de consumo”, fabricando produtos que respeitem “o meio ambiente” e que “sejam mais saudáveis”, com menos sal e açúcar, por exemplo.
No Lidlab, diz Pedro Carvalho, é objetivo que se respondam às seguintes perguntas: “Que características os nossos clientes dão mais relevância num produto? O que leva o cliente a escolher um produto em detrimento de outro? O que torna um produto memorável? Quais são os elementos que impactam a fidelização de um cliente? O cliente entende o propósito e funcionalidade do produto de acordo com os princípios com que foi desenhado?”.
Trata-se de, no fundo, de “ouvir o cliente” para ser ele “a fazer as escolhas” dos produtos que irão para as prateleiras dos supermercados.
Pedro Franco justificou que o novo centro de desenvolvimento foi criado no concelho de Oeiras pela “centralidade” e pelo facto de ter “uma grande densidade populacional” e “grande concentração de empresas” em torno do novo centro de investigação. Isto é, os consumidores de Oeiras vão estar no centro das decisões de um grupo que tem 269 lojas em Portugal.
Os interessados em participar nesta experiência de consumo levarão para casa um voucher em compras nas lojas do Lidl de todo o país.
O Lidlab é o primeiro Centro de Inovação e Cooperação a nível mundial destinado ao desenvolvimento de produtos alimentares e não alimentares de marca própria.
Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal, sublinha que esta iniciativa vai ser um marco no desenvolvimento da cooperação entre a empresa e os seus clientes.
“No ano em que comemoramos os 30 anos no mercado português, damos aos nossos clientes um papel ainda mais determinante no processo de definição dos produtos de marca própria. Desta forma, além de participarem no processo de decisão para eventuais melhorias nos seus produtos favoritos e no desenvolvimento de novos produtos, os clientes contribuem para que o Lidl continue a distinguir-se pela sua oferta variada de produtos, com a máxima qualidade ao melhor preço, e sobretudo diferentes daquilo que já existe no mercado.”