Cristo Rei ilumina-se de azul

Na noite do próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei, em Almada, será iluminado de azul no âmbito da iniciativa global “Spark the Night”, em comemoração do Dia Mundial da Doença de Parkinson.

Este evento mundial tem como objetivo iluminar, com a cor azul, locais emblemáticos de várias cidades por todo o mundo para aumentar a consciencialização para os efeitos de uma doença que afeta perto de 12 milhões de pessoas em todo o mundo.

A iniciativa “Spark the Night” é liderada pelo grupo PD Avengers e conta com o apoio da farmacêutica AbbVie, que “reforça o seu compromisso com a causa ao promover maior sensibilização sobre os desafios enfrentados pela comunidade de doentes e cuidadores da doença de Parkinson”. Iluminar, com a cor azul, locais emblemáticos e o foco na noite, chama a atenção para as lutas ocultas do Parkinson – quando o isolamento, problemas de sono, a ansiedade e a solidão costumam ser mais avassaladores.

Solidariedade global

Este momento é um convite à solidariedade global, uma oportunidade para desencadear mudanças coletivas. “Spark the Night” representa a missão de iluminar cidades em todo o mundo e o apoio aos 11,8 milhões de pessoas que vivem com Parkinson. Em 11 de abril de 2025, “cada luz azul brilhará como símbolo de uma história, uma voz e um compromisso inabalável com um futuro melhor para as pessoas afetadas pela doença”.

Para Lucie Perrin, diretora geral da AbbVie, “iluminar o Cristo Rei de azul é um símbolo de esperança, união e reconhecimento, e serve para honrar a resiliência da comunidade que lida com a Doença de Parkinson todos os dias. A nossa participação neste evento global sublinha o nosso compromisso de aumentar a consciencialização sobre o impacto que a doença tem na vida dos doentes e cuidadores, reforçando a importância do avanço do standard of care na doença de Parkinson para reduzir os sintomas e elevar as abordagens inovadoras de tratamento”, afirma.

A doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa progressiva que causa sintomas debilitantes como tremores, rigidez muscular e dificuldades motoras. A doença não impacta apenas os doentes, mas também os seus cuidadores, tornando urgente a necessidade de aumentar o conhecimento público sobre a doença.


Este evento mundial é um convite à ação para todos os que desejam contribuir para a melhoria da vida das pessoas com esta patologia.

Através da iniciativa, “procuram fortalecer a união global em torno da causa, incentivando a sociedade a envolver-se ativamente na luta por mais apoio, investigação e visibilidade para a doença”, refere o comunicado.

O PD Avengers é um grupo de ativismo global composto por pessoas afetadas pela doença de Parkinson, nomeadamente os doentes, cuidadores e profissionais de saúde, que se uniram com o objetivo de aumentar a visibilidade da doença e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com ela. Fundado por indivíduos que lutam para dar voz à comunidade de Parkinson, o grupo trabalha incansavelmente para promover uma maior consciencialização sobre os desafios diários enfrentados pelos doentes e seus cuidadores.

Quer comentar a notícia que leu?