Génio de Carlos Paredes é celebrado no encerramento das Festas de Abril

Nas Festas de Abril, a EGEAC celebra, com um concerto, o centenário do nascimento de Carlos Paredes, o artista para quem a Liberdade e Lisboa foram uma fonte de inspiração.

O culminar das Festas de Abril será no dia 27, às 19h, na Praça do Município, com o espetáculo inédito de música e imagem “Variações Sobre Paredes”, que presta homenagem ao mestre da interpretação e da composição para guitarra portuguesa.

Com direção artística de António Miguel Guimarães e direção musical de Pedro Jóia, o espetáculo junta em palco Joana Bagulho no cravo, João Paulo Esteves da Silva no piano, José Manuel Neto e Bruno Costa na guitarra portuguesa, Pedro Jóia na guitarra clássica e terá a participação especial de Carlos Manuel Proença e Nuno Botelho na viola. António Jorge Gonçalves pinta e desenha ao vivo, sendo as imagens projetadas num ecrã de 10 x 6 metros.

Homenagem ao artista que “musicou as pessoas da cidade”

Carlos Paredes deixou um cunho único e intemporal na composição para guitarra portuguesa, dando-lhe um protagonismo que esta ainda não tinha. Depurou o seu som, tornando-o universal, sem o dissociar da música portuguesa. A excecionalidade de Paredes inspirou, ainda, gerações de músicos de uma forma apaixonada.

No mês da Revolução dos Cravos, “Lisboa não podia deixar de homenagear o artista de espírito livre que musicou as pessoas da cidade, no álbum ‘Verdes Anos’, e que durante toda a sua vida lutou pela Liberdade e pela Democracia”, sustenta a EGEAC.

Créditos de Foto: António Corge Gonçalves


Quer comentar a notícia que leu?