Loures vai ter novas redes de transportes para ligar concelho a Lisboa

O anúncio do lançamento do LIOS e da Linha Violeta irá permitir que moradores de Loures tenham acesso a meios de transporte mais rápidos, eficazes e sustentáveis. Ricardo Leão considera que estas duas alternativas de meios de transporte representam um ganho considerável para a qualidade de vida dos habitantes.

O Metropolitano de Lisboa celebrou um protocolo de colaboração com as câmaras municipais de Loures, Lisboa e Oeiras e com a Carris para o estudo, planeamento e concretização do projeto “LIOS, Linha Intermodal Sustentável” nas suas várias vertentes técnicas, ambientais, financeiras e operacionais. O acordo foi anunciado no dia 1 de abril, em Lisboa, no âmbito da apresentação do novo elétrico, que vai percorrer a frente ribeirinha da capital e terá ligação com o concelho de Loures, fazendo um percurso entre Santa Apolónia e Sacavém.

A LIOS (Linha Intermodal Oriental Sustentável), operacionalizada em modo BRT composto por autocarros rápidos num sistema de trânsito próprio, ao longo de oito quilómetros, incluirá 17 paragens em três freguesias do concelho de Loures.

Está prevista a passagem pelo Metro de Moscavide, Avenida dos Descobrimentos na Portela, pela Praça da República, Real Forte e estação de comboios em Sacavém, e Quinta dos Remédios, na Bobadela.

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, confirma a assinatura do protocolo e adianta que o traçado do LIOS, um metro ligeiro de superfície, vai ligar os municípios de Loures, Lisboa e Oeiras.

LIOS servirá 90 mil habitantes

O percurso terá um traçado com 8 quilómetros de extensão e 17 paragens, passando por 3 freguesias, servindo 90 mil habitantes. Uma linha BRT com destaque nas passagens pelo Metro de Moscavide e a Avenida dos Descobrimentos na Portela; a Praça da República, o Real Forte e a estação da CP em Sacavém; assim como a Quinta dos Remédios na Bobadela.


“Iremos otimizar os tempos de percurso, contribuindo para uma experiência de deslocação mais rápida, versátil e adaptável para cerca de 90 mil habitantes”, considerou Ricardo Leão, adiantando que, em paralelo, se encontra em “fase de estudo a reformulação das linhas e reforço da Carris Metropolitana para acesso a São João da Talha e Santa Iria de Azóia”.

Segundo o edil, a Câmara de Loures está também a estudar a reformulação da linha da Carris Metropolitana para “privilegiar e facilitar a ligação à Bobadela”, avança Ricardo Leão.

Metro de Loures

No âmbito dos investimentos determinantes em mobilidade urbana, será também relançado, no dia 15 deste mês, o concurso público para a construção da Linha Violeta com um novo orçamento, com vista a atrair construtores para iniciarem a obra definitivamente – o anterior concurso público ficou vazio.

Ricardo Leão assevera que o lançamento das obras do LIOS e da Linha Violeta converterá o dia 1 de abril num dia “feliz” e lembra que, no próximo dia 15 de abril, será, enfim, relançado o concurso público para a construção da Linha Violeta, com o respetivo reforço orçamental.

Este investimento estruturante, estimado em 160 milhões de euros, deverá ter início em 2027, estando previsto entrar em circulação em 2028.

O sistema de metro ligeiro transportará, anualmente, oito milhões de passageiros, e significará a redução da circulação diária de seis mil veículos individuais, assim como da emissão de CO2 equivalente à plantação de 880 mil árvores.

Quer comentar a notícia que leu?