A Águas do Tejo Atlântico anunciou o início da 8.ª edição do Desafio à Inovação – Prémio Inovação Tejo Atlântico, destinado a incentivar propostas relacionadas com a gestão das águas residuais. Esta iniciativa pretende fomentar a colaboração entre ciência, tecnologia e setor empresarial, destacando projetos que possam contribuir para uma gestão mais eficiente e sustentável.
“Desafio à Inovação – Prémio Inovação Tejo Atlântico” é o repto lançado pelas Águas do Tejo Atlântico à comunidade científica, tecnológica, empresarial e social para apresentar soluções disruptivas para os desafios estratégicos da gestão da água.
A Águas do Tejo Atlântico, empresa responsável pela gestão do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste, anunciou a abertura da 8.ª edição do Desafio à Inovação – Prémio Inovação Tejo Atlântico. Uma iniciativa que convida a comunidade científica, tecnológica, empresarial e social a apresentar soluções disruptivas para os desafios estratégicos da gestão da água, com candidaturas abertas até 12 de setembro de 2025, às 23h59.
Podem concorrer trabalhadores, startups, universidades, centros de investigação e empresas que apresentem soluções aplicáveis para otimizar a operação e os recursos da empresa.
Esta edição pretende reforçar a cultura de inovação e a colaboração entre o setor empresarial e académico, premiando até três ideias ou projetos que tragam benefícios concretos para a eficiência, sustentabilidade e resiliência da operação da Águas do Tejo Atlântico.
São cinco os desafios estratégicos para transformar o setor da água e, por isso, os participantes podem submeter propostas nas seguintes áreas prioritárias: Resiliência e Eficiência dos Sistemas e Operações – novas soluções para otimizar o transporte e tratamento de águas residuais; Economia Circular – valorização da água tratada e dos subprodutos das Fábricas de Água; Neutralidade Energética e Carbónica – redução de consumos e aumento da produção de energia renovável; Valorização do Capital Humano – ferramentas e soluções para potenciar a eficiência e a cultura de inovação; e Simbiose com a Comunidade – iniciativas que aproximem a empresa das comunidades locais, promovendo o desenvolvimento socioeconómico e ambiental.
Quem pode participar?
O desafio está aberto a todos os que queiram contribuir para o futuro do setor da água, incluindo trabalhadores da Tejo Atlântico e do Grupo Águas de Portugal, estudantes, universidades, centros de investigação, startups, empresas, ONGs e empreendedores nacionais e internacionais.
Os interessados devem submeter: Formulário de candidatura online; Apresentação da ideia/projeto (máximo 10 slides); e Vídeo pitch até 5 minutos
Toda a informação, regulamento e formulário de candidatura estão disponíveis Aqui