Amadora vai levar a votação 17 propostas do Orçamento Participativo

Amadora tem 17 propostas para serem votadas no âmbito do Orçamento Participativo de 2026 na 16.ª edição da iniciativa, cujo tema é a “Intervenção no Espaço Público”.

Com a implementação do Orçamento Participativo 2026, a Câmara Municipal da Amadora visa incentivar a participação dos cidadãos na vida pública, aumentar a transparência e a eficiência da tomada de decisão, exigir ao poder político um maior cuidado na prestação de informação às populações quanto aos gastos públicos, gerar maior proximidade e confiança entre poder político e população, e incrementar a participação democrática dos cidadãos, justifica a autarquia.

As propostas vencedoras são as propostas mais votadas por ordem sequencial que, em conjunto, tenham um custo estimado que não ultrapasse o orçamento de 500.000 euros, integrando as Grandes Opções do Plano 2026/Anos Seguintes, e o prazo de execução previsto é 2026 e 2027.

A Câmara da Amadora incita os munícipes a votarem para que o cidadão “participe na vida da cidade”, contribuindo, assim, “para uma Amadora melhor”, porque a Amadora “somos todos nós”.

Para votar, o cidadão tem de ter idade igual ou superior a 18 anos e tem direito ao máximo de dois (2) votos em propostas distintas, dispondo de dois métodos de votação: voto online através da página do OP Amadora e voto por SMS grátis para o n.º 4343.

A votação irá ter lugar entre 20 de maio e 11 de junho (até às 15h00).

Quer comentar a notícia que leu?