Festival MURO inclui programação especial para celebrar o Dia Mundial da Criança. O Mini MURO pretende fomentar a expressão artística desde tenra idade e sensibilizar as crianças para a defesa do ambiente.
De 23 de maio a 1 de junho, Lisboa acolhe a 6ª edição do MURO | Festival de Arte Urbana LX_25, com o mote “O Muro que Flui, o Muro que Renova”. Este ano, o festival centra-se num tema vital, a água e a sua sustentabilidade, através da arte urbana, dando especial ênfase à necessidade de preservar este recurso essencial e promover infraestruturas urbanas sustentáveis.
No Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, apresenta um novo programa inteiramente dedicado ao público infantojuvenil, o MINI MURO, no Museu da Água. Ao longo deste dia, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00, decorrem diversas atividades gratuitas: uma pintura mural orientada pelo artista KIAM e oficinas de pintura de chapéus, estojos, mochilas, garrafas de água reutilizáveis e crachás personalizados, onde terão orientação dos artistas Miguel Brum e Wek, podendo ainda experimentar aulas de hip-hop.
Todas estas atividades visam fomentar a expressão artística desde tenra idade e sensibilizar as crianças para o papel da arte na defesa do ambiente.
Debate e intervenção artística
Para além desta programação especial, o festival oferece, a partir do dia 23 de maio, data que marca a abertura oficial desta edição, um programa diversificado que inclui: intervenções murais, exposições, debates, workshops, concertos, cinema, visitas guiadas, com a participação de artistas como: Bigod, Cab, Eko, Fled, Greb, Hesp, Hibashira, Monk, Mosaik, Nevercrew (Christian Rebecchi e Pablo Togni), Obey SKTR, Patrícia Mariano, Smile, Tosco e Typru, entre outros.
A programação do MURO LX_2025 convida artistas a intervir em diferentes zonas da cidade, com destaque para os bairros que rodeiam o Aqueduto das Águas Livres, nomeadamente o Bairro da Bela Flor e o Bairro da Liberdade, bem como em locais emblemáticos ligados ao património hídrico de Lisboa, como o Museu da Água, na Calçada dos Barbadinhos, e a Fábrica da Água.
No dia 31 de maio, o festival encerra simbolicamente no Ringue do Bairro da Bela Flor com uma grande celebração aberta à comunidade: a Block Party MURO. Entre as 14h00 e as 21h00, o público poderá assistir a concertos de artistas locais e do coletivo Dedicated, num ambiente festivo que celebra a diversidade, a expressão urbana e o espírito comunitário.
O MURO | Festival de Arte Urbana LX_25, é uma iniciativa da Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, desenvolvida em parceria com a Junta de Freguesia de Campolide, a EPAL e Águas do Tejo Atlântico, do Grupo Águas de Portugal.