Na sexta-feira, a Câmara Municipal de Loures formalizou a adesão de 15 empresas do concelho à Rede Local de Responsabilidade Social Empresarial (RSOE Loures), defendendo que a responsabilidade social das empresas deve ser considerada como um investimento estratégico e uma atitude proativa com impacto no planeamento e gestão das diversas partes envolvidas.
A Câmara Municipal de Loures formalizou a adesão de 15 empresas do concelho à Rede Local de Responsabilidade Social Empresarial (RSOE Loures), numa cerimónia que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho. Desde 2008 que a Câmara Municipal de Loures trabalha ativamente na temática da Responsabilidade Social Corporativa, após ter aderido à Rede Portuguesa de Responsabilidade Social das Organizações (RSO PT).
Ao longo dos anos têm sido várias as ações de Responsabilidade Social (RS) desenvolvidas pelo Município em conjunto com algumas empresas do concelho, mas a vontade de promover o diálogo, a reflexão e a partilha de boas práticas de Responsabilidade Social localmente levou a Autarquia a propor a criação da RSOE Loures. Esta Rede permitirá observar as práticas de RS a nível local e promover as boas práticas do tecido empresarial do concelho.
Aderiram à RSOE Loures as empresas Afinomaq, DHL eCommerce, Equinix, Fapajal, Gelpeixe, Hovione, Kilom, Luís Simões, Montiqueijo, Rentokil, Sogenave, Tété, Tonik Health Club, Unidade Local de Saúde de Loures/Odivelas e Valorsul, tendo a sua intenção ficado firmada com a assinatura da declaração de adesão, que decorreu na cerimónia de ontem.
“Desde que o Município de Loures aderiu à Rede Portuguesa de Responsabilidade Social das Organizações, em 2008, sempre acreditámos num programa em que a aposta fosse forte. E desde o arranque deste projeto que estamos muito entusiasmados, tal como estas 15 empresas, que quiseram aderir ao mesmo e acreditam que vai ser um sucesso”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Loures, que marcou presença na cerimónia.
Responsabilidade das empresas
Para Ricardo Leão, esta estratégia “é importante não só para Loures, mas também para todo o âmbito da Responsabilidade Social que tão bem estas empresas desenvolvem para o concelho”. “É algo que contribui de forma direta para os ODS, para a gestão das organizações, permitindo que todos possam tomar decisões”, acrescentou.
O autarca destacou ainda a importância que o tecido empresarial tem para o Executivo Municipal: “O investimento privado é determinante para o progresso e desenvolvimento do concelho, bem como na criação de postos de trabalho. Vocês já contribuem com 85 mil postos de trabalho, fazendo de Loures um dos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa mais competitivos do ponto de vista empresarial e apetecível, do ponto de vista geográfico e da sua centralidade”.
Para Nelson Batista, vereador com o pelouro da Economia e Inovação na Câmara de Loures, “hoje é um dia histórico, porque estamos a dar o pontapé de saída de um projeto inovador, com uma estratégia bem definida pelo Município em termos de Responsabilidade Social”.
“Vamos iniciar a assinatura desta carta de adesão para que possamos, em conjunto, adotar práticas de Responsabilidade Social”, notou o vereador.
A cerimónia de adesão à RSOE Loures contou ainda com a presença da vereadora Sónia Paixão, terminando com um “Bucelas de Honra”.