A celebração do título do campeonato português de futebol condiciona este sábado diversas vias em Lisboa, junto ao estádio de Alvalade e ao Marquês de Pombal, além do encerramento de lojas e de quatro estações do Metropolitano. A PSP afiança que desenvolverá, em todo o território nacional, em particular em Lisboa e Braga, “uma operação policial complexa, dinâmica e de grande envergadura”, com o envolvimento de múltiplas e diferentes valências.
Este sábado, às 18h00, realizam-se os jogos decisivos da última jornada da I Liga de futebol, nomeadamente o Sporting-Vitória SC, em Lisboa, e o Sporting de Braga-Benfica, em Braga. Os dois jogos são considerados pela PSP de “risco elevado”, já que do resultado destas partidas sairá o título de campeão nacional de futebol.
O título é disputado entre Sporting e Benfica, duas equipas lisboetas, pelo que os festejos estão previstos para a zona do Marquês de Pombal, habitual local de comemoração dos dois clubes.
A polícia prevê “condicionamentos de trânsito momentâneos em Lisboa, antes do jogo, entre as 13h00 e as 18h00, e após o final do evento”, nas artérias envolventes ao estádio de Alvalade, nomeadamente Avenida Padre Cruz, Rua Professor Moniz Pereira, Rua Professor Fernando da Fonseca, Rua António Stromp, Rua Francisco Stromp, Rua Cipriano Dourado, Alameda das Linhas de Torres, Campo Grande e 2.ª Circular.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa afirma que, perante o parecer da PSP que determinou riscos de segurança em determinadas zonas à volta do estádio do Sporting, “não restava outra opção que não fosse proteger e garantir a segurança de todos os que pretendem festejar o último jogo da equipa do Sporting Clube de Portugal”.
Por isso, apela “à compreensão dos proprietários da restauração, mas perante vários incidentes na semana passada que a PSP transmitiu à CML e com base na fundamentação da sua avaliação de risco, não tinha a CML outra escolha que não fosse concordar em proteger estes estabelecimentos e a segurança de todos”.
“Entre o risco de insegurança ou a proteção de todos, a decisão só podia ser uma. Que se procure ao máximo garantir que adeptos e simpatizantes possam desfrutar deste momento com a família e amigos”, adianta a autarquia.
Marquês de Pombal
Por outro lado, na área envolvente à Praça Marquês de Pombal, a PSP vai implementar, gradualmente, a partir das 15h00 e até ao final da celebração, condicionamentos rodoviários, incluindo no eixo Campo Grande/Marquês de Pombal, com o corte do trânsito na rotunda de Entrecampos, Avenida da República, Praça Duque de Saldanha e Avenida Fontes Pereira de Melo e o encerramento da circulação no túnel do Campo Grande, no sentido Campo Grande-Saldanha.
Prevê-se ainda condicionamento de trânsito nos eixos de acesso à Praça Marquês de Pombal, designadamente Praça de Espanha, Amoreiras (Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, onde se inclui o corte e isolamento do túnel do Marquês e Rua Joaquim António de Aguiar), Restauradores, Rua Braamcamp, Avenida Duque de Loulé, Rua Martens Ferrão e Rua Tomás Ribeiro.
Ainda segundo a PSP, a área do perímetro do recinto improvisado no Marquês “será gradualmente consolidada”, através da implementação de pontos de acesso, por onde, após controlo e revista pela PSP, será possível aceder em horário a definir (nunca antes das 20h00).
Estabelecimentos com restrições
Além de condicionamentos de trânsito, dezenas de estabelecimentos comerciais em Lisboa estão sujeitos a restrições do horário de funcionamento, nomeadamente perto de 20 estabelecimentos junto ao estádio José Alvalade, entre as 13h00 deste sábado e as 07h00 de domingo, e cerca de 60 junto à Praça Marquês de Pombal, a partir das 17h00, segundo despacho da câmara municipal, que justifica a decisão “por questões de segurança”, após pedido da PSP.
O presidente da junta de freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia, adianta que também recebeu o parecer da PSP, mas sublinha que o comércio ambulante vai poder funcionar num local próximo do Instituto Politécnico da Lusofonia.
Já no Marquês de Pombal, os donos das lojas queixaram-se do prejuízo, contudo, o presidente da junta de freguesia de Santo António lembra que esta é a zona escolhida pelos adeptos para os festejos do título há “muitos anos”.
Receção aos vencedores
Na segunda-feira, durante a receção da equipa vencedora do campeonato de futebol na Câmara de Lisboa, duas dezenas de estabelecimentos comerciais junto aos Paços do Concelho terão também restrições no horário de funcionamento, entre as 15h00 e as 20h00.
As estações de metro do Parque, Marquês de Pombal, Avenida e Picoas vão fechar ao público a partir das 17h30 deste sábado, devido ao elevado número de adeptos de futebol esperados na zona da Praça Marquês de Pombal.
Em Braga, a Rua de S. Martinho terá este sábado “cortes de trânsito momentâneos”, entre as 16h20 e as 16h40, para passagem das comitivas dos clubes Sporting de Braga e Benfica. No final do jogo, durante a saída das comitivas, também haverá cortes de trânsito em Braga, em horários ainda não definidos.
Sporting e Benfica entram na 34.ª jornada da I Liga de futebol empatados, com 79 pontos. Em caso de igualdade pontual, o Sporting conquista o campeonato, face à vantagem no confronto direto com o Benfica.