O Festival de Música, Luzes e Som “Aguarela Portuguesa” vai contar com a participação de duas centenas de artistas para interpretar em palco as canções regionais dos quatro cantos de Portugal.
No dia 4 de maio, às 21h, a Alameda Dom Afonso Henriques em Lisboa transforma-se num palco ao ar livre para celebrar a música e a tradição portuguesa.
Nesta 3ª edição, perto de 200 artistas sobem ao palco com tunas, grupos de cantares, ranchos, dança, concertinas, adufes, coros, fado. Com dois palcos em simultâneo, teremos uma verdadeira viagem musical por Portugal.
“A iniciativa pretende proporcionar uma viagem musical por Portugal, através de uma seleção de músicas cuidadosamente escolhidas para o efeito sobre cada distrito e cada região autónoma”, explica a maestrina e acordeonista Ana Sofia Campeã, da organização.
O evento conta com dois palcos que irão funcionar em simultâneo. Nesta 3ª edição vão estar presentes a Tuna da ASA (Academia Sénior de Arroios), Tuna do ADAS (Associação para o Desenvolvimento e Apoio Social do Bairro do Rego), Grupo de Cantares da Academia Sénior de São João da Talha e o Grupo de Cantares da Curpisia (Centro de Dia de Santa Iria de Azóia), num total de 150 seniores.
O espetáculo conta ainda com a presença do Rancho Folclórico do Bairro da Fraternidade, Academia de dança MYWAY, Grupo de Cante Alentejano da Academia Sénior de São João da Talha, Grupo de Concertina e Acordeão da prof.ª Ana Sofia Campeã, Grupo de Canto e Adufe da Voz do Operário do prof. Sebastião Antunes, Grupo Coral da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, Coro Infantil a MALA das Avenidas Novas, e ainda dos músicos convidados Rolando Amaral, Virgílio Gomes, entre outras surpresas.
O Teatro Avenidas também marcará presença com atividades articuladas com outras instituições direcionadas às famílias e aos mais pequenos.
Ana Sofia Campeã refere ainda que é objetivo trazer para Lisboa “o que de melhor se faz em termos de música tradicional por todo o país”