Festival literário PALAVRIO homenageia Saramago e Luiz Pacheco

Santa Maria Maior celebra a palavra com a organização da 2ª edição do Festival Literário PALAVRIO. De 9 a 11 de maio, o coração de Lisboa acolhe escritores, músicos e leitores numa homenagem plural à literatura em língua portuguesa.

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior organiza, entre os dias 9 e 11 de maio, a segunda edição do PALAVRIO – Festival Literário de Santa Maria Maior, que volta a reunir “nomes maiores da literatura lusófona num programa gratuito, descentralizado e aberto a todos os públicos, com curadoria do editor, e também ele autor publicado, Manuel Alberto Valente”, refere a autarquia.

A edição deste ano conta com dois vencedores do Prémio José Saramago, João Tordo e Francisco Mota Saraiva, o escritor e ex-secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, Djaimilia Pereira de Almeida, Sérgio Letria, Carlos Cabral Nunes, David Machado, Tiago Torres da Silva, entre muitos outros autores oriundos de países como Angola, Brasil, Colômbia e Afeganistão.

Homenagens a Saramago e Luiz Pacheco

A programação inclui conversas literárias, mesas-redondas, sessões sobre poesia e momentos dedicados à literatura infantojuvenil, com eventos distribuídos por vários espaços culturais sediados na freguesia, como a Fundação José Saramago, o Museu do Fado ou o auditório da Abreu Advogados.

O festival “reafirma o compromisso da freguesia com a promoção do livro, da leitura e da diversidade cultural, prestando ainda homenagem a grandes figuras da cultura portuguesa, como José Saramago e Luiz Pacheco, cujos legados serão revisitados por investigadores, escritores e criadores contemporâneos”, diz a autarquia.

O PALAVRIO 2025 é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, com o apoio da Fundação José Saramago, Museu do Fado e da casa de fados Fama d’Alfama. A entrada em todos os eventos é gratuita e não carece de inscrição.


Quer comentar a notícia que leu?