O IAPMEI atribuiu o estatuto de PME Líder a 118 empresas de Odivelas

O Município de Odivelas congratulou-se com o reconhecimento da agência governamental IAPMEI a 118 empresas do concelho. A Câmara Municipal de Odivelas, na sua 10.ª Reunião Ordinária de 2025, deliberou aprovar o voto de congratulação às empresas galardoadas com o estatuto de PME Líder 2024, reconhecendo “o seu esforço, dedicação e contributo para o desenvolvimento económico e social do Concelho de Odivelas”.

Na 10.ª Reunião ordinária da Câmara de Odivelas deliberou-se um voto de congratulação pela decisão do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) ter atribuído o estatuto de PME Líder 2024 a 118 empresas do concelho.

O voto de congratulação foi apresentado pelos vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal de Odivelas na última reunião de câmara e foi aprovado por unanimidade.

“É com particular satisfação que a Câmara Municipal de Odivelas regista o reconhecimento, cada vez mais abrangente, por parte do IAPMEI e do Turismo de Portugal, do trabalho desenvolvido pelo tecido empresarial local. Estas entidades atribuíram o estatuto de PME Líder 2024 a 118 empresas do concelho, mais 21 do que no ano anterior. Trata-se de empresas que se destacaram em diversos setores de atividade, como a construção, o comércio grossista de máquinas e equipamentos, a reparação de veículos e a restauração”, diz o comunicado da Câmara de Odivelas enviado à nossa redação.

De acordo com a CMO, esta é, de facto, “uma notícia gratificante para o Município e para os empresários que, diariamente e com grande determinação, contribuem de forma ativa para a criação de riqueza e de emprego, tornando Odivelas um território cada vez mais atrativo ao investimento e com melhores condições de vida”.

Para o Município, esta notícia positiva para o tecido económico odivelense não podia ser mais oportuna, até porque “vivemos tempos de grande instabilidade e de profundos desafios sociais e económicos que exigem resiliência, visão e capacidade de adaptação. Neste contexto, destaca-se um tecido empresarial inconformado e inovador, capaz de transformar dificuldades em oportunidades, constituindo-se como um exemplo claro de boas práticas na promoção do espírito empreendedor”.

Apoio a empresários que geram desenvolvimento

A CMO refere continuar a apoiar e a reconhecer as empresas e os empresários “que criam valor e dinamizam a economia local é, por isso, não apenas justo como necessário”.
Nesse sentido, e dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, a Câmara Municipal tem reforçado os mecanismos de apoio ao investimento e à atividade empresarial no concelho.

“São exemplos disso a isenção do pagamento da taxa de derrama para empresas que se instalem no território, o Espaço Empresa Odivelas, a Aginvest Odivelas e o projeto ‘Start In Odivelas’, iniciativas que visam introduzir fatores de modernização e estímulo à atividade económica. A este esforço somam-se eventos como o ‘Compras ao Luar’ e o ‘Odivelas Reconhece‘, que promovem o comércio tradicional e distinguem o mérito e a perseverança dos nossos empresários.

Sinergias e proximidade

Segundo o Município, o seu grande desafio passa pela proximidade aos agentes económicos, pelo conhecimento atualizado das suas dificuldades, assim como pela identificação conjunta de soluções e de novas oportunidades. “Importa criar sinergias que fortaleçam o tecido empresarial, com impactos positivos em diversas áreas, nomeadamente na criação de emprego, elemento essencial para fixação da população e reforço da coesão territorial”.

Reconhecendo “o seu esforço, dedicação e contributo para o desenvolvimento económico e social do Concelho de Odivelas”, a CMO saúda as 118 empresas do concelho de Odivelas distinguidas com o estatuto PME Líder 2024, pois “representam, sem dúvida, uma fonte de inspiração e um estímulo adicional para muitos outros agentes empresariais”.

Quer comentar a notícia que leu?