O programa Lojas com História completa 10 anos em 2025. Para assinalar este marco significativo, a Câmara Municipal de Lisboa preparou um conjunto de iniciativas que decorrem durante o mês de maio, sob o lema “Celebrar, refletir e projetar o futuro do programa Lojas com História, promovendo a colaboração, capacitação e inovação no setor”.
De acordo com a CML, esta iniciativa foi criada com o objetivo de proteger e promover o comércio tradicional da cidade. Este instrumento já distinguiu mais de duzentos estabelecimentos comerciais emblemáticos que fazem parte da memória coletiva e que conferem singularidade ao ambiente lisboeta.
“Mais do que com história, estas são lojas com alma. São espaços que nos transportam para o passado e que fazem parte da nossa identidade. Da identidade de Lisboa. Lojas com décadas de existência, que assistiram às mudanças e transformações da cidade e do país, mas que resistiram e se afirmaram”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, deixando um convite a todos para que “visitem e apoiem as nossas Lojas com História”.
No dia 7 de maio, foram entregues diplomas às Lojas com História, numa cerimónia que decorreu na Sociedade de Geografia de Lisboa e que pretendeu afirmar o reconhecimento do seu papel na identidade e história comercial da cidade.
Já no dia 10 de maio, decorreu a iniciativa “Viver a História nas Lojas com História”. Adotando o conceito de “open day”, cada Loja com História aderente a esta iniciativa promove, durante todo o mês, eventos e atividades especiais para mostrar ao público o que a torna singular e emblemática e faz dela um estabelecimento que conta histórias e faz parte da história da cidade.
Discussão de cenários futuros
A manhã do dia 29 de maio foi escolhida para a realização do encontro nacional “O futuro das Lojas com História” que reúne os concelhos do país com lojas distinguidas pela Lei 42/2017. O evento é reservado a municípios e decorre no MUDE, Museu do Design e da Moda.
À tarde, e também no MUDE, analisam-se “As Tendências globais do comércio urbano: inovação, património e identidade”, a partir da perspetiva de Todd Rufo, consultor da Bloomberg Associates, um especialista com experiência em revitalização urbana e estratégias de comércio em cidades da Europa e América do Norte. Esta conferência será seguida por uma conversa institucional, com a participação de representantes da UACS e da AHRESP e do vereador da Câmara Municipal de Lisboa Diogo Moura, com o pelouro da Economia e Inovação.
A reflexão sobre “O Presente e Futuro do Comércio de Proximidade” fecha a agenda do dia com uma mesa-redonda. Este momento pretende dinamizar o debate sobre os desafios e oportunidades que o comércio lisboeta enfrenta: inovação, digitalização, pressões, proximidade e resiliência, numa iniciativa aberta a técnicos, especialistas, comerciantes, municípios e ao público interessado. A terminar, Diogo Moura apresentará a Estratégia de Economia de Proximidade de Lisboa, particularmente os principais eixos da nova estratégia para o comércio local e das medidas definidas para reforçar o programa Lojas com História.
No dia 30 de maio, e a encerrar as comemorações, Lisboa acolhe nos Paços do Concelho o “IIº Dia Internacional do Comércio Emblemático nas Cidades Europeias – Heritage in Retail – European Cities in Dialogue”, uma reunião do Grupo Europeu de Trabalho sobre Estabelecimentos Emblemáticos de Lisboa, Barcelona, Paris, Roma e Amesterdão, que procura partilhar experiências e boas práticas. Será ainda subscrita a “Declaração de Lisboa”, que defende a promoção de uma resolução no Parlamento Europeu para a proteção e valorização de estabelecimentos emblemáticos.
“As Lojas com História integram-se na visão da CML para uma cidade que valoriza o seu passado, apoia o presente e investe na sustentabilidade do seu tecido económico e social”, afirma o vereador Diogo Moura. Para o autarca com o pelouro da Economia e Inovação, “ao assinalarmos dez anos deste programa municipal, reafirmamos o compromisso com a preservação do nosso património comercial e com o futuro do comércio de proximidade.
Este é um momento para reconhecer os resultados alcançados, reforçar a rede de estabelecimentos emblemáticos e encarar com ambição os desafios que se colocam neste setor estratégico para a cidade”.