Quercus atribui galardão “Qualidade de Ouro” a dezena e meia de praias da costa de Almada. A praia de São João e a do Vapor ficaram de fora desta atribuição por terem sido alvo de interdição no verão passado.
O concelho de Almada conta, esta época balnear, com 15 praias com “Qualidade de Ouro”, pela qualidade da água. O galardão é atribuído, anualmente, pela associação ambientalista Quercus, de acordo com as análises efetuadas nos laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas.
Segundo a Câmara de Almada, no grupo de praias do território que foram incluídas nesta qualificação da Quercus encontram-se a Bela Vista/Nova Vaga, Cabana do Pescador, Castelo, CDS/Santo António, Fonte da Telha, Infante, Mata, Morena, Praia Nova/Nova Praia, Rainha, Rei, Riviera, Saúde, Sereia e Tarquínio e Paraíso / Dragão Vermelho.
Este ano, as praias de S. João e Cova do Vapor não integram esta lista, já que foram alvo, no verão passado, de uma interdição pela Agência Portuguesa do Ambiente, durante 24 horas.
De acordo com os critérios definidos para a atribuição deste galardão, a ocorrência de 2024 é o suficiente para impedir a atribuição do galardão no ano seguinte, explica a autarquia.
Foto: Luís Filipe Catarino | CMA