As notícias sobre as intenções da Autoridade Tributária de fechar a repartição de Finanças de Sacavém puseram a população em alerta. Face ao eventual encerramento, a Câmara Municipal de Loures e a Junta de Freguesia de Sacavém disponibilizaram um novo espaço na cidade para acolher a repartição. Segundo a CML, a AT vai voltar atrás com a decisão de fechar o posto de Sacavém.
O concelho de Loures correu o risco de poder ficar com apenas uma repartição de Finanças, situada na cidade de Loures e longe da zona oriental, uma vez que a repartição de Sacavém (Loures 4) deveria fundir-se com a terceira repartição do município (Loures 3), que funciona há 16 anos no Parque das Nações, em Lisboa.
A possibilidade de a cidade de Sacavém, uma das maiores do concelho, ficar sem repartição de finanças gerou um clima de apreensão na população e na política autárquica local.
A Câmara Municipal de Loures, por seu turno, emitiu um esclarecimento a dar conta das iniciativas levadas a cabo pelo Município para resolver o problema, dizendo que, na sequência de informações sobre o eventual encerramento da repartição de finanças de Sacavém, a Câmara Municipal de Loures, “em estreita articulação com a União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho”, assumiu desde o primeiro momento uma postura ativa na defesa do interesse da população.”
Embora admita que esta matéria não se enquadre nas suas competências, a autarquia “solicitou de imediato esclarecimentos ao ministro das Finanças e à diretora-geral da Autoridade Tributária, no sentido de encontrar soluções que garantissem a continuidade do serviço público de proximidade”.
Reunião frutífera
Desses contactos, explica o Município, resultou a realização de uma reunião “de caráter urgente” com o vice-presidente da Autoridade Tributária, que teve lugar esta quarta-feira, dia 2 de julho.
Nessa reunião, a Câmara Municipal de Loures e a Junta de Freguesia de Sacavém apresentaram uma proposta concreta para a manutenção do serviço em Sacavém, através da disponibilização de um novo espaço, na mesma freguesia, para o funcionamento da repartição de finanças.
A Autoridade Tributária, segundo fonte do Município de Loures contactada pelo OL, queria alegadamente agrupar a repartição de Sacavém no posto do Parque das Nacões para reduzir custos “com os arrendamentos”, mas a rápida intervenção da CML, que vai fazer um protocolo de cedência de novas instalações, acabou por “resolver o problema”.
“Esta proposta foi bem acolhida pela Autoridade Tributária”.
“Ficou igualmente assegurado que, até à conclusão do processo de abertura do novo espaço, a atual repartição de finanças de Sacavém se manterá em funcionamento, sem qualquer interrupção, garantindo-se assim a continuidade do atendimento à população”.
A terminar, a Câmara Municipal de Loures “reafirma o seu compromisso com a defesa dos serviços públicos de proximidade e garante que continuará, sempre que necessário, a assumir um papel ativo na procura de soluções que respondam às necessidades concretas das populações, mesmo em matérias que não se enquadram diretamente na sua esfera de competências”.