O Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, vai receber, durante dez dias, a Festa do Livro de Oeiras, um encontro para celebrar livros, livrarias e leitores. O evento acontece entre 18 e 27 de julho e é gratuito.
Esta será a primeira edição da Festa do Livro de Oeiras, com uma programação que inclui concertos, teatro, dança, apresentações, conversas e ainda a presença de livrarias nacionais.
A presença do filósofo e pensador José Gil é um dos destaques do evento. Vai fazer a sessão de abertura de um dos acontecimentos culturais do ano em Oeiras. Autor de “Portugal, Hoje. O Medo de Existir”, a sua primeira obra escrita diretamente em português, que rapidamente se tornou um sucesso de vendas, catapultou-o para o “olimpo” dos grandes pensadores do nosso tempo. Em janeiro de 2005, a conceituada revista francesa Le Nouvel Observateur integrou José Gil no grupo dos 25 grandes pensadores do mundo.
José Gil exilou-se em Paris nos anos de 1960. Estudou Filosofia na prestigiada Universidade de Sorbonne, onde concluiu o seu doutoramento. Lecionou em vários liceus de França e foi coordenador do Departamento de Psicanálise e Filosofia da Universidade de Paris VIII.
Em 1976, José Gil regressou a Portugal para ser adjunto do Secretário de Estado do Ensino Superior e da Investigação Científica, no 1º Governo de Mário Soares. Cinco anos mais tarde instalou-se definitivamente em Portugal quando passou a ser professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Viagens literárias
Para o Município, esta Festa do Livro, sob o tema “Pontes”, visa celebrar as livrarias como espaços de curadoria e identidade cultural. Assim, e numa viagem literária através de stands representativos de muitas das livrarias mais icónicas de Portugal, promove-se o livro, a leitura, o diálogo e a construção de entendimentos num tempo de polarizações com uma programação subordinada ao tema “Pontes”, pensada para toda a família e que integra propostas que unem literatura, música, teatro e dança, fruídas num ambiente de encontro e partilha.
Prémios de Poesia
No dia 19 de julho, vai realizar-se a cerimónia de entrega do Prémio de Poesia de Oeiras, na sua 3ª edição. Na modalidade “Consagração” foi atribuído, por unanimidade, o prémio de 20 mil euros à obra “Aberto Todos os Dias” de João Luís Barreto Guimarães.
A Festa do Livro contará com vários debates, concertos, conversas, apresentações, diversos momentos culturais.
Destaca-se o debate de ideias entre um cardeal e uma estudiosa do judaísmo. No dia 24 de julho, sob o mote “A ponte é possível?”, D. Américo Aguiar e Esther Mucznik irão debater o estado do mundo.
Esther Mucznik nasceu em Portugal, filha de pais judeus polacos. Viveu em Israel, onde estudou língua e cultura hebraicas, e em Paris, onde estudou sociologia na Sorbonne. Foi vice-presidente da Comunidade Israelita de Lisboa entre 2002 e 2016, e fundadora e presidente da Associação Memória e Ensino do Holocausto – Memoshoá.