A inauguração das obras de requalificação do Santuário de Nossa Senhora da Rocha, assim como do polidesportivo do Bairro da Cheuni e a vida, em Carnaxide, do tenor Carlos Guilherme, são alguns dos temas da edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queijas (já disponível para download). e na qual se aborda ainda a temática dos mercados municipais de Carnaxide e Queijas como dinamizadores da atividade económica e do comércio local, garantindo um atendimento personalizado e produtos frescos de grande qualidade.
A situação dos mercados municipais em Portugal, em particular em Oeiras, varia bastante, com alguns a enfrentarem crise enquanto outros experimentam renovação e dinamismo. A pandemia de COVID-19, as mudanças nos hábitos de consumo e a concorrência de grandes superfícies comerciais são fatores que têm impactado negativamente alguns mercados, levando ao encerramento de bancas e à diminuição da atividade.
No entanto, em muitas localidades, designadamente em Carnaxide e Queijas, estão a ser implementadas estratégias de revitalização, como a reabilitação de edifícios, a diversificação de produtos e serviços, e a promoção de eventos, com o objetivo de atrair novos clientes e manter viva a tradição destes.
Inigo Pereira defende que a autarquia tudo tem feito para não deixar cair os mercados de Carnaxide e Queijas. O autarca revela que o Município de Oeiras tem previsto um investimento de 2 milhões para reabilitar o Mercado de Carnaxide, mas alerta para a necessidade de os comerciantes promoverem a qualidade diferenciada dos seus produtos e do atendimento na internet para conquistarem novos clientes.
Também é tema desta edição, a visita realizada pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, e pelo presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira, a Carnaxide. O Chefe de Estado cabo-verdiano reiterou a mensagem de que “a integração requer uma abordagem positiva e o compromisso coletivo de todos os intervenientes”, com vista a criar melhores oportunidades para as gerações futuras e fortalecer os laços entre Cabo Verde e Portugal, nomeadamente em Oeiras, onde reside uma “expressiva” comunidade cabo-verdiana.
Mas a manchete principal da edição impressa do jornal Olhares de Carnaxide e Queijas, como não poderia deixar de ser, é a inauguração pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, da obra de requalificação do adro, praça e jardim do Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, em Carnaxide.
Ainda em termos de investimento, o nosso jornal “fala” do Polidesportivo do Bairro de Cheuni, em Queijas, que tem uma nova cara e está pronto para receber a energia e o entusiasmo de quem procura um espaço para praticar desporto. Após um período de renovação, o equipamento foi oficialmente inaugurado na manhã de 11 de julho, numa cerimónia marcada pelo simbolismo e participação da população.
Em Carnaxide vive o tenor Carlos Guilherme, um nome incontornável no panorama da música clássica e do canto lírico em Portugal, que ao longo dos anos tem, em colaboração com a União de Freguesias e com outras instituições da freguesia, tem contribuído para a promoção de eventos culturais na freguesia e no concelho. Com mais de 40 anos de carreira e um somatório de 91 óperas, é o mais estimado cantor lírico português e com a mais longa carreira ainda no ativo.
Descarregue e leia a edição impressa OCQ - Julho 2025 no seu computador ou equipamento móvel