Requalificação do polidesportivo do Bairro da Cheuni pôs à prova as competências operativas da UFCQ

A UFCQ apresentou uma das suas intervenções em espaço público de que mais se orgulha. Trata-se do polidesportivo do Bairro da Cheuni, em Queijas, que a equipa da autarquia requalificou. O espaço desportivo está a descoberto, mas Isaltino Morais revela que o Município não descura a possibilidade de construir uma cobertura.

Os presidentes da Câmara Municipal de Oeiras e da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas estiveram presentes na inauguração do polidesportivo do Bairro da Cheuni, em Queijas, após obras de requalificação, no dia 11 de julho.

Inigo Pereira, presidente da UFCQ, considerou que a abertura do espaço desportivo “é muito importante” para a autarquia, uma vez que era um espaço que, há 4 anos, “estava extremamente degradado”, impossibilitando a sua utilização pela população.

O autarca mostrou-se, por outro lado, “muito orgulhoso” por ter sido a UFCQ a tomar a dianteira na requalificação do pavilhão daquele bairro, construído ao abrigo de uma cooperativa de habitação, uma vez que foi ventilada a possibilidade de o espaço ser transformado num skate parque, mas a população “chumbou” essa ideia, o que fez com que a UFCQ realizasse uma “consulta pública”, mediante um inquérito, onde ficou expressa a vontade popular de ser edificado um campo de jogos.

Moradores decidiram a utilização a dar ao espaço

Inigo Pereira enalteceu a “participação cívica” dos moradores, bem como o “trabalho desenvolvido” pela equipa da UFCQ, que, através da delegação de competências, renovou o antigo polidesportivo e levou a cabo uma intervenção equiparável a uma verdadeira empresa de construção, segundo o autarca. “Fiquei muito orgulhoso da minha equipa”, anotou.

O líder aproveitou para anunciar que a UFCQ tem vindo a reforçar os recursos humanos da autarquia, contratando técnicos superiores, mas também trabalhadores operacionais, que têm desempenhado um trabalho diferenciado, que “vai muito além do tapar buracos”, dado que a autarquia tem dado formação técnica “para os capacitar” a terem uma intervenção “mais especializada” e que se tem revelado como uma mais-valia para a resolução dos problemas diários de ambas as freguesias.

Para Inigo Pereira, foi graças a este reforço das competências dos trabalhadores que a UFCQ suplantou, por muito, as taxas de execução (de intervenções) das restantes juntas de freguesia do concelho (com números a rondar os 30%), enquanto que a UFCQ apresenta uma taxa de execução de 96%, o que se traduz “na realização de mais trabalho” para melhorar o dia a dia dos fregueses.

“Pequenas obras” que melhoram a qualidade de vida dos moradores

O presidente de Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, manifestou-se bastante satisfeito pelo trabalho realizado num espaço “que estava totalmente degradado” e foi alvo de uma “notável transformação” levada a cabo pela UFCQ.

Isaltino Morais reconheceu que a intervenção “pode parecer pequena” – foram investidos 25 mil euros – mas vai ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro, até porque o polidesportivo está enquadrado num belo espaço verde, constituído por um olival, e tem equipamentos que ajudam a proporcionar bem-estar aos moradores.

Após enaltecer o trabalho da UFCQ na requalificação do polidesportivo, o edil admitiu que provavelmente a Câmara ainda não teria deitado mãos à obra, por ser “uma intervenção pequena” e o Município está a braços com “grandes obras” por todo o concelho.

O polidesportivo do Bairro da Cheuni é descoberto, pelas dificuldades do enquadramento urbanístico que não permite a construção de um pavilhão, mas Isaltino Morais revelou que o Município vai equacionar a construção de uma cobertura, para que o polidesportivo possa ser utilizado durante todo o ano.

No final da cerimónia protocolar e das intervenções, a equipa de futsal Sport Queijas e Benfica inaugurou oficialmente o recinto com um jogo de futsal entre os atletas do clube.

Quer comentar a notícia que leu?