Uma operação de fiscalização realizada no dia 28 de julho pela Polícia Municipal de Cascais, em articulação com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), resultou no encerramento de quatro estabelecimentos de restauração no centro histórico da vila, “por incumprimento das normas de higiene e segurança alimentar”.
A ação contou com a participação de 23 elementos, incluindo 6 inspetores da ASAE, operacionais da Divisão Policial (DPOL) da Unidade de Polícia de Ambiente e Mobilidade (UPAM), Divisão de Fiscalização (DFIS), veterinárias municipais e comando operacional no terreno. A fiscalização decorreu em simultâneo em duas zonas: Rua Direita e Rua Amarela, abrangendo seis restaurantes previamente identificados.
Na Rua Direita, foram encerrados os restaurantes Delhi Darbar, Cascais Kebab e Massala Indian Restaurante devido “a graves deficiências ao nível da higiene nas cozinhas e áreas de apoio”.
Fiscalização às normas de segurança alimentar
Foi ainda detetado um quiosque de venda de bebidas (pina coladas), também na mesma rua, que operava sem ponto de água e “com práticas inadequadas de higienização dos utensílios, tendo sido igualmente determinado o seu encerramento”, de acordo com nota enviada pela Câmara de Cascais.
Na mesma ação de fiscalização, notificou-se o restaurante Soya Noodle Bar para corrigir infrações de menor gravidade, não tendo sido determinada a suspensão da atividade.
De acordo com o Município, as entidades envolvidas acordaram que, uma vez corrigidas as irregularidades, os estabelecimentos poderão retomar a atividade após nova avaliação e validação do cumprimento das normas em vigor.
“As ações de fiscalização são parte do compromisso permanente do Município com a proteção dos consumidores e com o apoio ao setor da restauração, promovendo a formação, a correção de falhas e a elevação constante dos padrões de serviço”, conclui.