Lidl apoia a WWF com venda de sacos solidários

A cadeia de retalhista Lidl e a WWF deram as mãos para ajudar a restaurar a natureza em Portugal e a construir um futuro mais sustentável para todos. Assim, metade do valor de venda dos sacos de compras solidários (1 euro/cada) reverte a favor da WWF que os aplicará na recuperação de ecossistemas degradados ou destruídos no nosso país.

No âmbito da parceria do Lidl e da WWF (World Wide Fund for Nature), metade do valor de venda dos sacos de compras solidários, irá reverter para apoiar o restauro da natureza em território nacional. Disponíveis em todas as lojas Lidl, os sacos solidários, produzidos inteiramente com resíduos plásticos recolhidos junto às linhas de costa, têm o custo de 1 €, sendo que metade do valor reverte a favor da WWF, para apoiar ações de restauro da natureza em Portugal.

Esta verba irá permitir que a WWF trabalhe na recuperação de ecossistemas degradados, danificados ou destruídos em Portugal, contribuindo para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas originais. O apoio do Lidl terá como objetivo ajudar a restaurar a natureza em Portugal e construir um futuro mais sustentável para todos, num momento de particular relevância, dado o elevado número de incêndios que tem afetado o nosso país.

Com 100% de matéria-prima de origem oceânica, os sacos solidários do Lidl contam com a certificação Ocean Bound Plastic, que garante a sua produção a partir de resíduos plásticos abandonados até 200 metros da linha costeira. Plásticos como redes de pesca e cordas navais, recolhidos junto à costa, são devidamente tratados e transformados em nova matéria-prima. Este processo permite dar uma nova vida a resíduos que, de outra forma, poderiam acabar no oceano, contribuindo assim para a criação de produtos sustentáveis com um impacto positivo no planeta.

“A sustentabilidade é, para o Lidl, um compromisso que levamos muito a sério e que está no centro do nosso modelo de negócio. Com os efeitos das alterações climáticas a fazerem-se sentir em todo o mundo, incluindo em Portugal, com fenómenos como calor extremo, incêndios, cheias e tempestades cada vez mais intensas – acreditamos que os próximos anos serão decisivos para proteger o planeta e os ecossistemas do nosso país. Por isso, metade do valor de venda dos sacos solidários Lidl, produzidos integralmente com matéria-prima recolhida dos oceanos, reverte para apoiar a WWF na sua missão urgente de preservação das espécies e da natureza,” refere Vanessa Romeu, Diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal.

“Restaurar a natureza é urgente — não apenas para travar a perda de biodiversidade, mas para garantir água, ar limpo e resiliência climática a todas as pessoas e às próximas gerações. Quando empresas como o Lidl investem no restauro da natureza, estão na construção de um futuro sustentável para todos”, acrescenta a responsável.

Acreditamos que este efeito é multiplicador, e desafiamos outras empresas a integrar este movimento. Só com o apoio e a ação do setor privado conseguiremos trazer a nossa natureza de volta”, afirma Ângela Morgado, Diretora Executiva da WWF Portugal.

O Lidl tem sido pioneiro na implementação de medidas para reduzir o uso de plástico. Em 2018, tornou-se o primeiro retalhista alimentar em Portugal a descontinuar a venda de plásticos descartáveis. Em 2019, deu mais um passo ao eliminar a venda de sacos de plástico para transporte de compras em todas as lojas do país — uma medida que permitiu retirar cerca de 25 milhões de sacos de plástico por ano, evitando a produção de 675 toneladas deste material anualmente.

Lidl em Portugal

A completar este ano 30 anos em Portugal, o Lidl tem mais de 8000 colaboradores, distribuídos por mais de 280 lojas, de Norte a Sul do país e, para além da sede, 4 direções regionais e entrepostos: Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste), Loures (Centro) e Palmela (Sul).

Segundo o Estudo de Impacto realizado pela consultora independente Forvis Mazars, ao longo dos últimos 30 anos, o Lidl Portugal contribuiu com 44 mil milhões de euros para a criação de valor para o país, permitindo criar e manter cerca de 90.000 postos de trabalho.

Em 2025, o Lidl Portugal recebeu pela quarta vez consecutiva, a certificação Top Employer, atribuída pelo Top Employers Institute, pelas suas Boas Práticas/Gestão de Recursos Humanos.

O Lidl pertence ao Grupo Schwarz e é um dos maiores retalhistas de produtos alimentares na Europa. O Lidl Internacional conta com cerca de 12.350 lojas, mais de 220 centros de distribuição e entrepostos em 31 países e com cerca de 375.000 colaboradores, apostando na disponibilização de produtos de máxima qualidade ao melhor preço e pautando-se pela simplicidade e proximidade com os seus clientes.

A WWF

A WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, com mais de 5 milhões de apoiantes e uma rede global ativa em mais de 100 países.

A missão da WWF é travar a degradação da natureza e construir um futuro no qual as pessoas vivam em harmonia com a natureza, através da conservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que a utilização dos recursos naturais renováveis seja sustentável.

A WWF tem presença em Portugal desde os anos 90, tendo evoluído a sua atuação ao longo dos anos. Atualmente, a ONG tem ativos cerca de 30 projetos no nosso país.

Quer comentar a notícia que leu?