O Dia Nacional do Bombeiro Profissional é celebrado a 11 de setembro. Este dia visa homenagear todos os bombeiros profissionais e respetivas corporações e destacar o trabalho e contribuição destes na proteção das populações e na prestação de cuidados e serviços de apoio. A primeira celebração do Dia Nacional do Bombeiro Profissional ocorreu em 2008, em Setúbal.
A cidade de Lisboa será, no dia 11 de setembro, o centro das comemorações da 17.ª edição do Dia Nacional do Bombeiro Profissional, um evento promovido pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) para homenagear o trabalho incansável de todos os Bombeiros que se dedicam, diariamente, à proteção de pessoas, bens, natureza e animais.
A cerimónia nacional deste ano terá lugar na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, às 16 horas, e contará com a presença de cerca de 300 Bombeiros, oriundos de Corpos de Bombeiros de todo o país, incluindo das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Em formatura, os Bombeiros vão prestar uma sentida homenagem aos colegas falecidos no cumprimento do dever.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, será distinguido com o Colar de Honra e Mérito, a mais alta condecoração atribuída pela ANBP, em reconhecimento pelo seu compromisso com a valorização dos Bombeiros, o reforço da Proteção Civil e o trabalho em prol da segurança dos cidadãos de Lisboa.
Como parte das comemorações, serão também atribuídas medalhas a Bombeiros que se distinguiram pelo seu profissionalismo, coragem e dedicação ao serviço. Estas condecorações visam enaltecer o contributo destes profissionais para a proteção da população e para a dignificação da missão dos Bombeiros em Portugal.
O Dia Nacional do Bombeiro Profissional, instituído pela ANBP, em 2008, está associado à simbologia do 11 de setembro. Um marco histórico que evoca o fatídico dia dos ataques terroristas às Torres Gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque, em 2001, onde centenas de Bombeiros faleceram nas operações de socorro.