Roteiro cultural para as férias na Grande Lisboa

O nosso jornal elaborou um roteiro cultural e de lazer para os nossos leitores poderem usufruir das múltiplas iniciativas que estão a acontecer na Grande Lisboa em agosto e naquilo que resta do verão. Francesinhas, vídeo mapping, cultura japonesa, Festas do Barrete Verde, e muito mais, animam este mês de agosto nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

Agosto é tradicionalmente o mês das festas e romarias, dos banhos de mar nas terras do Sul, no regresso às origens de grande parte da população que vive e trabalha na Grande Lisboa. Já lá vai o tempo em que no “meu querido mês de agosto”, a capital – e os municípios da Grande Lisboa – ficavam praticamente desertos, devido ao facto de as populações irem de férias para fora “cá dentro”.

Todavia, essa realidade já não é bem a mesma. A AML, no mês de agosto, já não é o “deserto” de outrora, até porque muita gente evita gozar as férias nesta época, como forma de evitar os grandes aglomerados, praias apinhadas de gente, com os preços (altamente) inflacionados pela procura.

Com a colaboração da AML, o nosso jornal elaborou um roteiro de atividades culturais e lúdicas para todos aqueles que optaram por permanecer em casa, dando sugestões de saídas culturais ou “escapadinhas” diárias para contrariar a preguiça do “dolce fare niente” da época estival.

Um festival de Francesinhas, as festas do Barrete Verde e das Salinas, um espetáculo imersivo com vídeo mapping, uma feira do livro e a celebração da cultura japonesa são alguns dos destaques da programação cultural e de lazer na área metropolitana de Lisboa para estes dias de agosto.

Splash Seixal

Para refrescar, nada melhor que uma visita ao Seixal. Trata-se do Splash Seixal, que promete diversão para toda a família. O Cais Fluvial do Seixal volta a receber, este verão, um parque de diversões aquáticos, o Splash Seixal, que em 2025 decorre de 16 de julho a 24 de agosto e promete atrair milhares de visitantes.

Aberto desde meados de julho, o Splash Seixal 2025, no Cais Fluvial do Seixal, é um verdadeiro parque de diversões, instalado à beira‑rio, que funcionará até 24 de agosto, e promete animar o verão das crianças, jovens e famílias esperados, devido à sua oferta diversificada, em que a animação, a adrenalina e a boa disposição estão garantidas.

Entre as principais atrações, destacam‑se os slides aquáticos e as várias piscinas existentes, o circuito de arborismo, as aulas de fitness e de zumba, bem como o campo de voleibol de praia. O recinto estará aberto, diariamente, das 10 às 19 horas, com sugestões para todas as idades.

Além das atividades físicas, existem zonas de descanso, street food, espaços com sombra, música ambiente, cachifos para arrumação, um espaço dedicado a pais e bebés e muitas outras comodidades, num ambiente pensado para proporcionar um dia completo de lazer em família ou com os amigos.

Festival das Francesinhas em Setúbal

Um pouco mais a Sul, o Festival das Francesinhas, em Setúbal, é já um dos eventos mais concorridos da cidade do Sado. Os mais puristas podem torcer o nariz a experimentar esta iguaria tipicamente tripeira fora das “muralhas” da cidade do Porto, mas a organização alega que as Francesinhas servidas neste evento têm “origem certificada” e que não irão defraudar os comensais.

Nesta 4ª edição do Festival de Francesinhas, no Largo José Afonso, em Setúbal, de 8 a 17 de agosto, conta com três restaurantes participantes e o apoio da Câmara Municipal na promoção do típico prato portuense.

Ao longo de dez dias, as Francesinhas da zona do Porto são partilhadas na cidade Setúbalense pelos restaurantes Alicantina, Alfândega Douro e Santa Francesinha, que apresentam, além das receitas tradicionais, Francesinhas em forno de lenha, vegana e, como nova proposta, a Francesinha vegetariana.

Festas do Barrete Verde e das Salinas 2025

Para desgosto do PAN e dos defensores mais acérrimos dos direitos dos animais, há tradições lusas que teimam em sobreviver face às novas tendências e às tentativas de imposições de vontades.

Estão a chegar as Festas do Barrete Verde e das Salinas. Alcochete espera as maiores festividades do concelho entre os dias 8 e 13 de agosto, com as tradicionais Festas do Barrete Verde e das Salinas.

Largadas de toiros, as tradicionais homenagens ao Campino, ao Salineiro e ao Forcado, o Dia do Alcocheteano e ainda a Procissão em honra de Nossa Senhora da Vida são alguns dos pontos altos que trazem milhares de pessoas a Alcochete para os dias e noites mais longas do ano.

Entre o dia 8 e 13 de agosto todos os caminhos vão dar à vila onde a promessa se mantém: aliar o que mais tradicional por cá existe à arte do bem receber, com a passagem de visitantes que hoje nos chegam de vários pontos do país.

Oeiras

No concelho onde o presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, assume ser o “cicerone” da oferta gastronómica local, não faltam opções de visita – para aproveitar antes ou depois de seguir as sugestões gastronómicas do edil.

“Memória, Gesto e Automatismo na Poética de Moita Macedo”

A exposição sobre a obra de Moita Macedo (1930–1983), apresentada no Palácio Anjos, em Algés, promovida pelo Município de Oeiras, propõe‑se como uma ligação estreita e orgânica, entre as duas faces de um artista em que a poética, na intensidade cromática da pintura e, na subtileza do desenho, se encontra com a sua poesia escrita.

Tendo em conta este entrosamento na sua poética, os diversos percursos da exposição seguem a métrica do espaço e não obedecem a uma cronologia da evolução do trabalho do artista, opção que sublinha o gesto e a palavra presentes nos poemas instalados nas paredes, em confronto com a plasticidade da sua obra, desenhada e pintada com o mesmo fulgor e intensidade expressiva.

Entre as diversas salas que percorrem a obra do autor, uma será dedicada à sua prática, muito singular, do “memografismo” entre o desenho e a pintura que, nas palavras escritas pelo próprio, se definia da seguinte forma: “Por vezes, são talvez simples recordações de um caminho antes percorrido (ainda que por outros), o tal teima em existir no nosso subconsciente… É a esta extemporânea libertação de memória, à sua presença‑marca sobre uma base de sustentação, que eu chamo – na falta de lhe saber dar melhor nome – memografismo”.

A exposição integra também estudos, esculturas e uma seleção de notas e poemas de memorabilia diversa e, inédita, proveniente do seu arquivo pessoal. A exposição conta com a colaboração de diversas coleções particulares, públicas e privadas que gentilmente cederam por empréstimo, obras do artista para esta exposição.

“Linhas do Tempo”, memórias não vividas de África

“Linha do Tempo”, pinturas de José Manuel Castanheira a partir da obra de Neves e Sousa, é uma exposição que está patente na Livraria Municipal Verney, em Oeiras, até ao dia 15 de novembro.

Nesta exposição, podem ser contempladas 15 pinturas criadas por José Manuel Castanheira, a partir da obra do pintor Neves e Sousa.

“Ler um desenho é entrar nele, habitá-lo e perder-me por lá até descobrir outra história.” No caso presente, o pintor-poeta Neves e Sousa, conduz-me obsessivamente para outra viagem, voando pelo imaginário de outro tempo e de outros lugares de Angola.

Esta é uma África que não vivi. Ao desfolhar o magnífico álbum Angola a Branco e Preto, despertam na minha mente recordações ocultas e, nessa agitação, recuperam incerta nitidez; brotam fragmentos de lugares por onde andei, circunstâncias difusas e meio esquecidas que reaparecem em fusão, ao folhear este livro.

Desfilam então novas visões, outros personagens, lugares e objetos num elaborado processo de restauro. Sou assim conduzido pela vontade do desenho que simula purificar a realidade. Revelações, inesperadas talvez, que desafiam qualquer teoria da cor e aceleram numa espiral entre laranjas e amarelos intensos”, explica o autor.

Masterclass de História do Cinema – América, anos 70

Nos anos 70, nos Estados Unidos da América, estava em pleno a Nova Hollywood, ou a New Wave Americana que tinha começado a aparecer pelos anos 60 e que se prolongaria até aos anos 80 com o surgimento de uma nova geração de realizadores. Esta retrospetiva pretende olhar para essa década americana e compreender as alterações que veio provocar no cinema que se fazia até aí.

Nas terças-feiras de agosto, o Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias Alto da Barra vai ser o ponto de encontro dos cinéfilos de Oeiras, que poderão ver (ou rever) alguns clássicos do cinema americano dos anos 70.

Dia 12 agosto, é projetado o filme “Jovem Frankenstein”, 1974, EUA, uma comédia do realizador Mel Brooks, que conta as interpretações de Gene Wilder, Peter Boyle, Marty Feldman.

No dia 19 agosto, é a vez do drama “Uma Mulher Sob Influência”, do realizador John Cassavetes, 1975, EUA, uma película que conta com um elenco encabeçado por Gena Rowlands, Peter Falk e Fred Draper.

A 26 agosto, o thriller “Assalto à 13ª Esquadra”, 1976, EUA, ocupa a pauta do cinema do Auditório Mestre Batalha para inquietar os cinéfilos de Oeiras. Realizada por John Carpenter, conta com Austin Stoker, Darwin Joston, Laurie Zimmer nos principais papéis.

Visitas ao Aqueduto de Carnaxide

Se é um apaixonado por História, não pode perder a descoberta do património de Oeiras, das suas memórias e curiosidades, nomeadamente do Aqueduto de Carnaxide, mas também do Passeio Marítimo de Oeiras.

Trata-se de um convite à descoberta deste património do século XVIII, fundamental para o abastecimento de água à localidade de Carnaxide. Partida junto ao chafariz, localizado em frente da igreja de S. Romão, seguindo os visitantes pelo canal subterrâneo da mina, durante cerca de 1 km, até à Mãe-de-água, em plena serra. O caminho de regresso é feito pelo exterior, de onde se avista a serra e as três claraboias do aqueduto.

Eis o programa das visitas:

9 AGO | 10H | AQUEDUTO DE CARNAXIDE
UDPH – Alexandra Fernandes
23 AGO | 10H | AQUEDUTO DE CARNAXIDE
UDPH – Célia Florêncio
30 AGO | 10H | AQUEDUTO DE CARNAXIDE
Time travellers – Inês Ribeiro
6 SET | 10H | PASSEIO MARÍTIMO DE OEIRAS
Time travellers – Inês Ribeiro
13 SET | 10H | AQUEDUTO DE CARNAXIDE
UDPH – Alexandra Fernandes
20 SET | 10H | AQUEDUTO DE CARNAXIDE
Time travellers – Inês Ribeiro
4 OUT | 10H | PASSEIO MARÍTIMO DE OEIRAS
Time travellers – Inês Ribeiro
11 OUT | 10H | AQUEDUTO DE CARNAXIDE
Time travellers – Inês Ribeiro

Come Closer – Aproxima-te de Rita GT

Partindo de uma reflexão sobre intimidade, corpo e memória, Come Closer – Aproxima-te propõe uma experiência performativa individual, sensorial e silenciosa.

Num tempo marcado pela distância, a artista Rita GT explora novas formas de proximidade e presença, convocando o visitante a tornar-se parte da obra – não pela observação, mas pela incorporação.

Rita GT é a segunda artista do ciclo expositivo “Caixas Para Guardar a Memória”, projeto que reflete a relação entre Território, Identidade e Memória. A exposição estará patente até 28 de setembro, no Palácio Anjos, em Algés.

Loures
Livros no Parque

Os parques verdes do concelho de Loures recebem, aos sábados, a partir de 5 de julho até 13 de setembro, entre as 15 e as 18 horas, a iniciativa Livros no Parque.

Hora do conto, oficinas criativas, jogos de tabuleiros, encontro de leitores e livros para consulta e empréstimo serão algumas das atividades lúdicas em destaque nesta iniciativa, que decorrerá no Jardim do Castelo de Pirescoxe (Santa Iria de Azóia), no Jardim Almeida Garrett (Portela), no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, no Parque Municipal do Cabeço de Montachique (Fanhões) e no Parque Adão Barata (Loures).

“Algoritmo do olhar”

A exposição de desenho e ilustração de Carlos Rosa, inaugurada no dia 25 de julho, na Galeria Municipal Vieira da Silva, em Loures, retrata a obra do artista.

O desenho de Carlos Rosa é um ato espontâneo de representação da realidade e de especulação sobre cotidianas imaginados.

Já a ilustração é uma especulação gráfica controlada e nada espontânea, que deambula entre ambientes fabricados e personagens distópicos.

O diálogo constante entre o desenho à café e a ilustração digital desenrola-se a dois ritmos diferentes, mas que se completam e convivem numa narrativa visual comum.

“O mar e as suas gentes”

A exposição “O mar e as suas gentes”, de Pedro Carreno, está patente na Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe, em Pirescouxe, Santa Iria de Azóia, de 18 de julho a 13 de setembro.

A exposição deste artista, nascido no Ribatejo, tem o mar como referência primordial, junto do qual viveu longos períodos e teve contato com a dura realidade das gentes do mar.
Foi através da pintura, desenho e da aquarela que conseguiu imortalizar as condições difíceis de vida e trabalho das gentes que diariamente colocam em risco a sua vida, para garantir o sustento de toda a família.

Loures Craft Beer

Os jardins do Castelo de Pirescouxe, em Santa Iria de Azóia, recebem mais uma edição do Loures Craft Beer – Festival de Cerveja Artesanal, que irá decorrer de 29 a 31 de agosto.
O objetivo é impulsionar a atividade económica da região e a produção de cerveja artesanal, possibilitando ainda aos visitantes ficarem a conhecer mais sobre a arte cervejeira.

4 Patas a Mexer

A iniciativa “4 Patas a Mexer”, é uma ação de voluntariado, dirigida a jovens dos 14 aos 30 anos, com o objetivo de sensibilizar para a prática do voluntariado e para a adoção responsável de animais.

Vai ter lugar no Parque Urbano de Santa Iria de Azia, no próximo dia 31 de agosto, entre as 10h00 e as 12h00.

Odivelas
Comemorações do Dia Internacional da Juventude

De forma a celebrar o Dia Internacional da Juventude, a Câmara Municipal de Odivelas vai promover um conjunto de iniciativas, entre os dias 8 e 12 de agosto.

No dia 8, das 10h30 às 11h30, inauguração do Balcão Ponto JA de Odivelas; no dia 9, a Batalha do Código – Iniciação à Programação com Python (inscrição prévia para juventude@cm-odivelas.pt); torneio de Fortnite; Concerto na Casa, com as atuações dos artistas finalistas do concurso “New Music Talent Odivelas”: Calefatum, Black Pablo 22 e HOOD75.

No dia 12, apresentação do podcast “Juventude a Mexer” – divulgação de um vídeo com a temática Juventude, realizado em parceria com a Escola Portuguesa de Podcast, no âmbito das atividades realizadas nas Férias de Verão 2025. (inscrição prévia para juventude@cm-odivelas.pt)

Amadora
Conversas na Rua

A 11ª edição do projeto “Conversas na Rua” decorrerá entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro e contará com a participação de vários artistas portugueses na cidade da Amadora.

Em 2025, o evento junta-se à comemoração do 25.º aniversário da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Amadora com a realização de várias intervenções artísticas sob o tema da prevenção dos maus-tratos, da violência e da desigualdade.

A iniciativa “Conversas na Rua” promove, desde 2015, a arte urbana pública na cidade, através de um conjunto de intervenções urbanas, provenientes de diferentes disciplinas artísticas, nomeadamente: a pintura, o muralismo, a ilustração ou o graffiti.

Almada
Festival O Sol da Caparica

O festival O Sol da Caparica, que celebra a música lusófona, está de regresso à Costa de Caparica, entre os dias 14 e 17 de agosto.

Da Weasel, Plutónio, Wet Bad Gang, Nininho Vaz Maia, Dillaz, David Carreira, Matias Damásio, e Julinho KSD são alguns dos artistas que vão subir ao palco do Sol da Caparica.
Do hip‑hop ao rock e ao fado, do samba à kizomba, mais de 40 artistas vão atuar no festival. Há ainda muito humor com os podcasts Os Primos, Cubinho e Plágio e animação diária com a Almada Street Band e Uh!topia.

A manhã de dia 17 de agosto (domingo) é dedicada aos mais novos. Entre as 10h e as 14h há animação de rua, ateliês para crianças, muita música e o espetáculo de bolhas de sabão “A Aventura dos Marinheiros”.

Golden Weekend

O Dia Internacional da Juventude é assinalado com o Golden Weekend, um evento que celebra a cultura japonesa.

Durante dois dias, 9 e 10 de agosto, o Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro, no Laranjeiro, vai celebrar a cultura nipónica com várias atividades, como desfile de cosplay, gaming, workshops, exposições, bancas com produtos de anime e manga, com comida tradicional japonesa, mas também snacks japoneses, os melhores chás japoneses e o melhor bubble tea, artistas e cosmakers a criar ao vivo, bancas de cultura pop para todos os gostos e lojas de referência com o melhor dos colecionáveis da atualidade.
Almada Green Market

Uma seleção de dezenas de pequenos negócios, associações, artesãos e projetos locais e regionais estarão presentes no Almada Green Market.

Realizado no último fim de semana do mês de agosto, promove um estilo de vida mais saudável e consciente.

Produtos da horta acabados de colhidos, cosmética natural, plantas, artesanato upcycle, artigos ecológicos para o dia‑a‑dia, propostas de alimentação saudável, oficinas práticas, música ao vivo no Parque da Paz, entre as 10h00 e as 18h00.

Sintra
Espetáculo imersivo de vídeo mapping na Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira transforma‑se num palco de luz, som e poesia com o espetáculo Festina Lente, um percurso imersivo de vídeo mapping, criado pela Vortice Dance Company, para ver de 31 de julho a 30 de agosto, às quintas, sextas e sábados, às 21h30.

Festina Lente é uma experiência sensorial e imersiva, onde a ação central é a descoberta do caminho do autoconhecimento, em torno do qual se evocam etapas presentes nas epopeias literárias. Da Eneida de Virgílio, os Lusíadas de Luís de Camões, pelos caminhos da Quinta da Regaleira venha percorrer o labirinto que há em si.

Num espírito de renovação e descoberta, a Quinta da Regaleira abre‑se a novas experiências de visitação noturna, oferecendo um percurso imersivo que resulta da fusão entre criatividade e tecnologia.

Potenciado pelas características únicas deste património, o espetáculo convida o público a uma vivência artístico‑cultural profunda, explorando os campos temáticos que definem a identidade singular da Quinta da Regaleira.

Yoga na Praia

Com um cenário inspirador e instrutores qualificados, as aulas de Yoga na Praia das Maçãs prometem ser um convite irresistível ao bem‑estar e à serenidade.

A Praia das Maçãs, em Sintra, volta a ser palco de momentos de bem‑estar e conexão com a natureza com o regresso das aulas gratuitas de Yoga na Praia. A iniciativa decorre nos dias 29 de junho, 13 e 27 de julho, 10 e 24 de agosto, e 7 de setembro, sempre às 9h00.
Organizadas pela Associação de Yoga de Sintra, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, estas sessões ao ar livre oferecem uma oportunidade única para começar o dia de forma tranquila, ao som das ondas e com os pés na areia.

O objetivo é promover a prática de atividade física em harmonia com o ambiente natural, incentivando o relaxamento, a respiração consciente e o equilíbrio físico e mental. As aulas são abertas a todos, independentemente da experiência – desde praticantes habituais a quem deseja experimentar yoga pela primeira vez.

Lisboa
Cartazes sem Censura – 25 de Abril e a Revolução do “Verão Quente”

A exposição Cartazes sem Censura transporta‑nos para os dias históricos do 25 de Abril de 1974, estendendo‑se até ao intenso Verão Quente de 1975.

Mais do que simples cartazes, as peças apresentadas nesta exposição são testemunhos visuais de um período de transformação política e social, resgatados dos muros e paredes onde foram originalmente afixados e preservados numa pasta de desenhos durante cinco décadas. Refletindo o clamor pela liberdade e as diferentes expressões de esperança e desafio, estes cartazes capturam a essência de um Portugal em movimento e libertado da censura. Cada peça exposta representa uma voz emergente, contendo perspectivas dos vários quadrantes políticos da época.

 

Quer comentar a notícia que leu?