Sexta edição do Operafest está de volta a Oeiras

A 6ª edição do Operafest 2025 em Lisboa e Oeiras, liderado pela soprano Catarina Molder e produzido pela Ópera do Castelo, gira em torno do amor – esta força avassaladora que move a existência humana, abordando vários casos de amores proibidos, assombrados pela doença e morte, pela classe social, pelo dever e pela traição. Assim, entre 7 de Agosto e 16 de Setembro, Oeiras irá vibrar com ópera para todos, com grandes clássicos, inéditos, estreias e muito mais, em novos parceiros de programação, que ampliam o festival pela área da grande Lisboa.

O Município de Oeiras acolhe mais uma edição do Operafest, de 7 a 10 de agosto, um dos eventos mais aguardados da temporada artística.

Sob a liderança da renomada soprano Catarina Molder e produção da Ópera do Castelo, a 6ª edição deste festival promete emocionar o público com uma programação que celebra o amor em suas múltiplas facetas — desde paixões proibidas até histórias marcadas pelo dever, pela traição e pela fatalidade.

No cenário único do Convento da Cartuxa, em Caxias, “La Traviata” de Verdi (7, 9 e 10 Ago) e uma inusitada Rave operática com Tó Trips & Fake Latinos, Bateu Matou e DJ Marfox (8 Ago). Marcando a presença da ópera barroca pela primeira vez no festival, uma das suas grandes pérolas, “Dido e Eneias” de Purcell (29 e 30 Ago), na Aula Magna. A estreia nacional da ópera “Julie” do compositor belga Philippe Boesmans (5 e 6 Set) a partir de “Menina Júlia” de August Strindberg, na Culturgest e o retorno de “A Flauta Mágica” de Mozart (12 e 13 Set) para toda a família, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

A grande festa da ópera propõe ainda oficinas de técnica Alexander, A libertação do som (3 e 4 Set), Conferências (15 e 16 Set) à descoberta do repertório desta edição com Paulo Ferreira de Castro e Rui Vieira Nery, no âmbito cultural do El Corte Inglés e Cine-ópera (3 a 9 Set) na Cinemateca Portuguesa, evocando os múltiplos contágios entre ópera e cinema e celebrando os duzentos do nascimento de Camilo Castelo Branco!

‘La Traviata’, de Verdi, e a Rave Operática, Tó Trips & Fake Latinos, Bateu Matou, e DJ Marfox, farão ecoar drama e música tendo como palco o Convento da Cartuxa, em Caxias.

Quer comentar a notícia que leu?