O Turismo de Portugal anunciou que até ao final de Agosto estarão em curso 498 estágios em unidades hoteleiras e empresas turísticas em todo o país, através do Programa Integrar para o Turismo, que “visa promover a qualificação e a empregabilidade de migrantes, através de formação especializada nas áreas do turismo, hotelaria e restauração”, de acordo com um comunicado do Turismo de Portugal.
O Turismo de Portugal informou que já arrancaram os primeiros 150 estágios, de um total de 498, do Programa Integrar para o Turismo, que promove a formação de migrantes para o setor.
Após a conclusão da componente letiva das primeiras turmas nas Escolas do Turismo de Portugal, já começou a fase de estágios em unidades hoteleiras e empresas turísticas de norte a sul do país, no âmbito do Programa Integrar para o Turismo.
Atualmente, estão em curso cerca de 150 estágios e, até ao final de agosto, vão iniciar-se os restantes, num total de 498 oportunidades de integração profissional. A formação de novas turmas terá início em setembro, com os respetivos estágios previstos para dezembro, reforçando a dinâmica contínua deste programa que promove a inclusão, mas também o desenvolvimento e a atratividade do setor.
O Programa Integrar tem como objetivo “promover a qualificação e a empregabilidade de migrantes, através de formação especializada nas áreas do turismo, hotelaria e restauração”, indica o Turismo de Portugal. Os estágios têm a duração de um mês, com possibilidade de transição para contrato de trabalho. Segundo a entidade, a iniciativa já tem previstas edições sucessivas.
Investir na formação
Para o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, “o facto de os estágios decorrerem em toda a rede de Escolas do Turismo de Portugal, em articulação com unidades hoteleiras e empresas turísticas, demonstra a importância de investir na qualificação de pessoas com percursos diversos, mas com elevado potencial para contribuir para o futuro do setor”.
Sandra Alves, formanda da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), atualmente em estágio no Octant Hotels Lousã, refere que “a formação que recebi na Escola tem sido essencial para o meu desempenho em estágio. Os professores foram determinantes para adquirirmos as competências práticas e teóricas necessárias”.
Cláudia Regina Casemiro, natural de São Paulo, Brasil, formanda da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo (EHTVC), em estágio no Hotel Flôr de Sal – Grupo The Editory, destaca que “a formação foi muito completa e está a ser aplicada com facilidade no estágio. No Hotel Flôr de Sal, estou a viver a minha primeira experiência profissional em Portugal”.
Na ótica das entidades empregadoras, Márcia Coelho, diretora-geral do Octant Hotels Lousã, refere “é um orgulho contar com profissionais que elevam a cultura da inclusão e do respeito mútuo”. Já Helena Oliveira, diretora do Hotel Flôr de Sal – The Editory, comenta que “a Cláudia está a integrar-se bem, assimilando os procedimentos técnicos e comportamentais do grupo. Acolheríamos novamente estagiários deste programa”.
O Programa Integrar para o Turismo resulta de uma parceria entre o Turismo de Portugal, através da Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, a AIMA (Agência de Integração de Migrações e Asilo) e a Confederação do Turismo de Portugal e tem como missão o desenvolvimento de programas de formação/emprego, para acolhimento, qualificação e integração profissional de migrantes e beneficiários de proteção internacional em Portugal.
Turismo de Portugal
Integrado no Ministério da Economia e da Coesão Territorial, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística.
Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.
Escolas do Turismo de Portugal
A rede escolar do Turismo de Portugal, composta por 12 Escolas de Hotelaria e Turismo espalhadas de norte a sul do país, é única no mundo, reconhecida e premiada internacionalmente, além de certificada pela Organização Mundial do Turismo.
A Rede aposta na qualificação e no desenvolvimento das competências dos atuais e futuros profissionais, formando mais de 3 mil alunos e 10 mil profissionais por ano.
As Escolas do Turismo de Portugal estimulam a inovação e o empreendedorismo, disponibilizando condições técnicas e conhecimento especializado às empresas, promovendo a literacia digital, inclusão e sustentabilidade no setor do turismo.