O Largo das Pimenteiras, em Carnide, encheu-se de gente para ouvir as propostas da coligação “Viver Lisboa” para a cidade e para a freguesia. Daniela Serralha é candidata para tentar destronar a CDU na única freguesia da capital que continua a ser liderada pelos comunistas.
A líder da coligação “Viver Lisboa” fez questão de estar ao lado da candidata da coligação que pretende retirar da cadeira do poder Fábio Sousa, o jovem presidente de Junta da CDU, que detém o último bastião comunista na capital.
Considerada como a principal opositora de Carlos Moedas na luta pela presidência do Município, Alexandra Leitão lembrou que urge combater os “rótulos” de que a coligação (PS, Bloco de Esquerda, LIVRE e PAN) seja “radical”, pois é apenas uma coligação “humanista, progressista, ecologista”, que pretende, tão só, “fazer mais e melhor por Lisboa; esse é o nosso programa”.
A ex-ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública no XXII Governo Constitucional (2019-2022) e atual candidata à Câmara Municipal, sublinha que a união dos candidatos de esquerda em torno do projeto “Viver Lisboa” tem o propósito de “construir mais habitação acessível, melhores transportes coletivos, mais espaços verdes, melhor ar na cidade, menos ruído no aeroporto, mais diálogo com as pessoas, mais cultura, mais cultura de proximidade”.
“É por tudo isto, e muito mais, pela motivação, pela esperança, pela alegria, que iremos mostrar no tempo que resta da campanha que esta é uma coligação ganhadora, que vai fazer de Lisboa uma cidade mais progressista, mais humanista, e onde é melhor viver. Contem comigo, contem com a Daniela”, asseverou.
Relativamente à freguesia, Alexandra Leitão considera que Carnide tem uma identidade única, “mas precisa de mais coesão, espaços verdes e ruas cuidadas. Hoje, apresentámos a Daniela Serralha, a nossa candidata à Junta de Freguesia de Carnide. Com experiência e proximidade, a Daniela e a sua equipa trazem a visão e a coragem para transformar Carnide e Lisboa numa cidade mais justa, verde e inclusiva. Carnide merece mais, Lisboa merece melhor”.
Candidatura dos “afetos”
A sessão de apresentação da candidata Daniela Serralha à Junta de Freguesia de Carnide, ficou marcada pela presença de muita gente, mas também pelos “afetos” e muitos sorrisos da candidata Daniela Serralha — apresentada como alguém “que vem de baixo” — foi presenteada com uma onda de cumprimentos e abraços de quase todos os presentes na sessão de apresentação da sua candidatura.
Sempre sorridente, a deputada municipal Daniela Serralha discursou com entusiasmo, reconhecendo ser “uma honra encabeçar esta lista com pessoas maravilhosas que vivem Carnide. Vocês sabem que eu vivo a trabalhar com as pessoas, faz parte de mim, do meu percurso profissional: ouvir, trabalhar com as pessoas, a construir projetos de futuro onde todas e todos contribuem e decidem. Onde toda a gente conta”.
A candidata agradeceu a presença de todos: vizinhas e vizinhos de Carnide, associações, clubes, os comerciantes, pois “o vosso apoio tem-nos dado muita força. A onda de apoio que temos recebido nas últimas semanas tem sido impressionante e mostra que estamos do lado certo, do lado de quem vive Carnide”.
Para Daniela Serralha, a lista de candidatas e candidatos – vizinhos e vizinhas que vivem e trabalham em Carnide, independentes, PS, Livre e Bloco de Esquerda “reflete exatamente isso. Todos juntos com uma vontade: viver Carnide. Olhar para a freguesia, cuidar e ir mais longe. Esta candidatura é um dever cívico para todos nós”.
Reivindicar a execução do Plano de Urbanização de Carnide/Luz
Após os agradecimentos a todos aqueles que se associaram ao projeto, Daniela Serralha fez uma breve radiografia da freguesia, dizendo que “Carnide tem um enorme potencial, mas não pode continuar adiado”, com “obras paradas há anos, espaço público cada vez mais esquecido, problemas de mobilidade sem solução, falta de planeamento e visão e falta de respostas para o desenvolvimento da freguesia e das nossas famílias são sinais de um poder local adormecido”.
Na visão da candidata, Carnide não pode esperar mais, e necessita de “ambição e projeto de futuro em Carnide”, tornando, “novamente, Carnide uma prioridade em Lisboa”.
Daniela Serralha considera-se capaz de “exigir junto da Câmara de Lisboa que Carnide avance e cresça com qualidade de vida. E exigir a execução do Plano de Urbanização de Carnide/Luz”, reivindicando, “com coragem”, o que Carnide precisa.
“Está na hora da mudança. Com respeito por toda a história, trabalho e percurso desta freguesia, queremos recuperar o que melhor se fez, reativar projetos de referência e ser capaz de construir mais, construir melhor, com visão, planeamento e competência”, mas também “decidir sem medo”, concluiu.
No final da intervenção, as dezenas de moradores e simpatizantes da coligação rodearam a candidata para lhe retribuir com afeto o sorriso rasgado com que Daniela Serralha a todos brindou.
Fotos: Coligação Viver Lisboa