O encerramento em Portugal da iniciativa Estafeta Europeia “Atravessar a Europa pelo Fair Play e pela Paz” é assinalado em Oeiras, pelas 8h50, pouco antes do arranque da emblemática Corrida do Tejo, que terá lugar no dia 14 de setembro, a partir das 9h00, ao longo de 10 quilómetros pela Avenida Marginal, entre Algés e a Praia da Torre.
Coordenada em Portugal pelo Plano Nacional de Ética no Desporto, do Instituto Português do Desporto e Juventude, a ação Estafeta Europeia “Atravessar a Europa pelo Fair Play e pela Paz” conta com o apoio do Município de Oeiras que se associou ao desafio de percorrer 1714 km, a distância que separa Lisboa de Bruxelas, através de diversas modalidades, como corrida, caminhada, ciclismo, natação, remo, entre outras. A prova foi superada com distinção. Portugal percorreu 3567 km, tendo sido realizadas 32 etapas no total, não só em Portugal Continental, mas também nas Regiões Autónomas, envolvendo 25.752 mil participantes.
O desporto como ferramenta de transformação social
Segundo a Câmara Municipal de Oeiras, esta iniciativa desportiva “vai ao encontro dos objetivos de promoção da prática desportiva de Oeiras, reforçando a mobilização das comunidades locais e a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis no Município que adotou o desporto como ferramenta de transformação social”.
A iniciativa assinala o 30º aniversário do Movimento Europeu para o Fair Play (EFPM) e consiste numa estafeta simbólica que percorre o continente europeu, unindo atletas, estudantes, treinadores, professores e entusiastas do desporto em torno dos valores do fair play, da paz, da convivência harmoniosa, do respeito, da igualdade e da integridade.
Cada país participante organiza estafetas nacionais para completar, de forma coletiva e simbólica, a distância entre a capital do seu país e Bruxelas, sede do EFPM.