É já no dia 16 de setembro que a estação do Cais do Sodré será palco de uma experiência interativa aberta ao público. Uma bicicleta estará disponível e, ao ser pedalada, permitirá visualizar em tempo real a simulação da expansão da rede do Metropolitano de Lisboa, incluindo a futura linha Circular e a extensão da linha Vermelha, que será prolongada até Alcântara.
A atividade decorrerá em dois períodos – das 12h00 às 15h00 e das 16h00 às 19h00 – e visa envolver os cidadãos numa reflexão conjunta sobre o futuro da mobilidade urbana.
Com esta ação, o Metropolitano de Lisboa associa-se, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade 2025, “reforçando o seu compromisso com a promoção de soluções de transporte sustentáveis, eficientes e ambientalmente responsáveis”, diz a companhia em comunicado.
Construção de uma cidade “mais acessível”
O Metropolitano de Lisboa refere que esta iniciativa pretende sensibilizar os passageiros para a importância da participação ativa da comunidade na construção de uma cidade mais acessível, sustentável e preparada para os desafios do futuro, ao mesmo tempo que reafirma o papel estruturante que desempenha diariamente na área Metropolitana de Lisboa, ao assegurar um serviço público de transporte coletivo com segurança, qualidade e reduzido impacto ambiental.