Movimento de cidadãos reflete sobre Lisboa

O movimento “JUNTARLISBOA!” pretende trazer uma reflexão cívica, criada por um grupo diverso de cidadãos, profissionais e especialistas de várias áreas. Por isso, com o objetivo de pensar a cidade de forma construtiva e independente vai realizar uma convenção para refletir sobre a cidade com o foco no urbanismo, serviços e cultura.

O movimento cívico JuntarLisboa!, criado por um conjunto diverso de cidadãos com experiência técnica e profissional em áreas-chave para o desenvolvimento urbano, cultural e social, realiza no próximo dia 3 de setembro (quarta-feira) a sua primeira Convenção, um encontro de reflexão e debate sobre o futuro da cidade que terá lugar no Vandelli – Jardim Botânico da Ajuda. Carlos Moedas, candidato à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, é um dos participantes neste encontro.

Esta Convenção surge como uma reflexão já consolidada a partir do percurso iniciado pelo JuntarLisboa! ao longo dos meses de junho e julho, através de três sessões temáticas, abertas a todos, dedicadas à Cultura, Turismo e Posicionamento Estratégico, à Inovação para uma Lisboa Melhor e ao Urbanismo, Habitação e Espaço Público.

Realizados no palco do Tokyo-Jamaica, estes encontros reuniram mais de 300 participantes entre especialistas, artistas, empreendedores, arquitetos, juristas, economistas e académicos, e lisboetas, num espaço de escuta ativa onde também foram apresentados casos de estudo internacionais de cidades que souberam redesenhar os seus modelos urbanos com impacto e criatividade.

Programa

O programa da Convenção JuntarLisboa!, abre com as intervenções de Ana Casaca, especialista em Inovação, e Gonçalo Reis, gestor e economista com vasta experiência em administração pública e infraestruturas, que lançam o mote para um final de tarde de debate sobre o futuro da cidade.

Segue-se o painel de Urbanismo e Habitação, com a visão do arquiteto Diogo Burnay, co-curador da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022 e reconhecido pela abordagem comunitária e inovadora em projetos educativos e públicos, sendo autor do novo edifício do Parlamento de Timor-Leste.

Paulo Martins Barata, reconhecido pelo seu trabalho em projetos urbanos de referência, e de Samuel Torres Carvalho, arquiteto da nova geração que tem pensado soluções inovadoras para a habitação.

No painel dedicado à Inovação e Modernização dos Serviços, participam Miguel de Castro Neto especialista em mobilidade, cidades inteligentes e políticas públicas digitais, Miguel Eiras Antunes, consultor especializado em cidades inteligentes, e Rui Paiva, empreendedor na área da tecnologia e transformação digital.

A Cultura e o Talento ganham palco com Samuel Rego, professor universitário e gestor cultural, e Solange Melo, bailarina e gestora cultural ligada a projetos de valorização artística e criativa, e Paulo Ferreira, empresário e editor português, com um papel central na dinamização do mercado editorial e na promoção da leitura.

A Convenção encerra com a intervenção de Carlos Moedas, o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa que partilhará “A minha visão de futuro para Lisboa”. No final de julho, o Movimento JUNTARLISBOA! anunciou o seu apoio público à a candidatura Por Ti, Lisboa de Carlos Moedas.

 

Quer comentar a notícia que leu?