Trabalhadores do Metro de Lisboa em greve parcial nos dias 9 e 11 de setembro

Os Sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. apresentaram pré-aviso de greve para os próximos dias 9 e 11 de setembro entre as 05:00 e as 10:00, pelo que o serviço de transporte será afetado no período determinado por estas greves.

Por reivindicação sindical, o Metropolitano de Lisboa vai ser alvo de paragem matinal amanhã e no dia seguinte. Com o anúncio do pré-aviso de greve dos trabalhadores do Metro de Lisboa, nos dias 9 e 11 de setembro, prevê-se que a abertura do serviço de transporte ocorra a partir das 10h30.

De acordo com um comunicado, o Metropolitano de Lisboa encetou de imediato negociações com as organizações representativas dos trabalhadores, “tendo apresentado duas propostas de acordo que procuram equilibrar os argumentos apresentados pelos trabalhadores com os objetivos de gestão da empresa e a promoção da produtividade, em conformidade com as determinações legais relativas ao aumento da massa salarial para o ano de 2025”.

Tribunal arbitral chumbou serviços mínimos

Adicionalmente, o Metropolitano de Lisboa informa que apresentou, junto do Tribunal Arbitral, um pedido devidamente fundamentado para a definição e implementação de serviços mínimos.

“Este pedido, sustentado nos critérios legais aplicáveis e na relevância do serviço público que o Metropolitano de Lisboa presta à Área Metropolitana de Lisboa, tinha como objetivo garantir a continuidade da circulação de comboios durante os períodos de greve. Contudo, tal situação não foi decretada pela entidade arbitral”, defende a administração do Metro.

Durante o período que antecede a greve, o “Metropolitano de Lisboa promoveu, e continuará a promover, o diálogo com os sindicatos, tendo em vista um entendimento que permita a suspensão da referida greve”, reitera a administração.

“Com efeito, estando agendado novo plenário de Trabalhadores para as 15h00 de hoje, espera-se que seja possível um entendimento estrutural e duradouro”.

O Metropolitano de Lisboa “agradece a compreensão dos seus clientes e lamenta os inconvenientes que esta situação lhes causa”.

Quer comentar a notícia que leu?