Escola de futebol do Real Madrid vai ficar na União de Freguesias Carnaxide e Queijas

Visivelmente feliz, rodeado pelos pesos-pesados do Município de Oeiras, família e apoiantes, Inigo Pereira foi formalmente empossado como presidente reeleito da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas. O autarca anunciou várias novidades para o território, como a instalação da primeira escola de futebol do Real Madrid em Portugal na união de freguesias, mas também a apresentação de um plano para rentabilizar o Mercado de Carnaxide e a criação de um gabinete de enfermagem na Outurela. 

A tomada de posse do executivo e da assembleia de freguesia da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, realizada no dia 28 de outubro no Auditório Ruy de Carvalho, no Centro Cívico de Carnaxide, marca o início de mais um mandato autárquico do presidente da UFCQ, Inigo Pereira, que foi reeleito integrando o movimento “Isaltino Inov” em Carnaxide e Queijas.

O ato de instalação dos órgãos autárquicas contou com a presença de inúmeros autarcas de outras freguesias do concelho, para além do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, e do vice-presidente do município, Francisco Rocha Gonçalves, e de vários vereadores, bem como o presidente da Distrital do PSD de Lisboa, Ângelo Pereira.

Homenagem aos autarcas antecessores

Inigo Pereira começou por agradecer a todos os membros da Assembleia de Freguesia que cessaram funções como forma de homenagear os homens e mulheres que trilharam os caminhos do desenvolvimento do território.

“Nós não deixamos que apaguem a nossa memória. Por isso, as minhas palavras vão para agradecer a todos os ex-presidentes de junta de Carnaxide e Queijas”, uma vez que o trabalho levado a cabo nestes dois mandatos “vem no seguimento do trabalho realizado pelos meus antecessores no cargo. Estamos convencidos que todos eles deram o melhor de si mediante as suas circunstâncias”

O autarca lembrou um passado não muito distante em que os presidentes de junta levavam para casa uma “palmadinha” nas costas como retribuição ao seu trabalho em prol da comunidade.  “Ainda hoje falava com a Helena Lopes da Costa, a antiga presidente de junta, que me dizia que, na altura dela, os presidentes de junta do país nem sequer tinham qualquer ordenado e tinham que conciliar os seus trabalhos com a atividade nas juntas. Por isso, é muito importante dignificar esse trabalho por quem aqui passou”.

Balanço da campanha eleitoral

Inigo Pereira aproveitou para agradecer os apoios das forças políticas que se associaram à sua campanha eleitoral e a todas as pessoas envolvidas no processo, que foi uma campanha “animada”, não foi “virtual e distante”, tendo sido uma campanha “humana e vivida na rua”.

O autarca fez um agradecimento especial ao ex-presidente da união de freguesias de Linda-a-Velha, Algés, Cruz Quebrada e Dafundo, João Antunes, que cessou funções há dias, uma vez que “é nos piores momentos que percebemos realmente a personalidade das pessoas. Durante a campanha, perdemos uma pessoa muito querida e dedicada da nossa autarquia, Anabela Pires, que tratava de todo o processo burocrático eleitoral. O nosso presidente (da Câmara) disponibilizou logo ajuda, mas o João Antunes chegou-se logo à frente e disponibilizou todos os meios para nos apoiar neste processo”.

Os resultados positivos eleitorais traduzem o reconhecimento da população pelo trabalho desenvolvido pelo autarca, mas não significam que o grau de exigência para este novo mandato tenha abrandado, antes pelo contrário, refere Inigo Pereira.

“O apoio de todos permitiu-nos ganhar as eleições com um resultado muito expressivo.  Mas este resultado faz com que todos nós saibamos interpretar e assumir responsabilidades acrescidas. No dia logo a seguir às eleições, pouco depois das 9h já estava no meu gabinete, reunindo com as várias equipas, para definir estratégias para o próximo mandato. Há imensas expetativas para o nosso trabalho neste mandato e não as podemos defraudar”.

“A nossa população soube valorizar o nosso trabalho, realizado ao longo destes oito anos, e confiou-nos o futuro desta comunidade para os próximos quatro anos. O que nos deixa ainda mais motivados e com sentido de responsabilidade”.

Valorização dos recursos humanos e intervenção no Mercado de Carnaxide

O autarca reforça que quer continuar a apostar na valorização dos recursos humanos e capacitar os funcionários com melhores equipamentos, formação e, acima de tudo, motivação. “Vamos continuar a manter o nosso espaço público cuidado, nomeadamente os passeios, ruas e mobiliário urbano. Vamos continuar a manter as intervenções nas oitos escolas do território, no interior e no exterior de cada uma delas, mas também nos espaços verdes, uma intervenção que é muito apreciada na comunidade educativa”.

Inigo Pereira aproveitou para fazer um balanço da delegação de competências da Câmara para as Juntas. “A nossa taxa de execução está acima dos 96%, mas estamos preparados para assumir novos competências. Um bom exemplo disso é o trabalho que estamos a fazer hoje, num dia em que o mau tempo assola várias zonas, num trabalho de prevenção, limpando as folhas das sargetas e sumidouros, para prevenir cheias e situações de catástrofe”.

Relativamente aos mercados municipais, anuncia que “vamos continuar a garantir o bom funcionamento destes espaços. Brevemente, iremos apresentar uma solução para resolver a questão da ocupação das bancas centrais do Mercado de Carnaxide”.

Intervenção social

No que diz respeito à área social, o autarca compromete-se a dar continuidade no apoio à população mais carenciadas, através de programas diretos para os fregueses e indiretos, apoiando as nossas associações de cariz social para apoiar os nossos moradores”.

“A Universidade Sénior vai continuar a ser uma prioridade. No dia 13, logo após as eleições, a comunidade deste espaço iniciou o ano letivo com várias melhorias no espaço da Universidade Sénior e vamos continuar a apoiar esta instituição”, garante.

O Centro de Enfermagem de Queijas, um gabinete de saúde localizado no Mercado de Queijas e que tem como objetivo prestar cuidados de saúde primários a quem não queira engrossar as longas filas de espera dos centros de saúde, vai ser replicado na localidade de Outurela. “Iremos abrir uma nova unidade de enfermagem, na Outurela, em parceria com o projeto Família Global, uma iniciativa já em curso”.

Real Madrid vai investir no território

O autarca apresentou uma novidade assinalável, que ainda dará muito que falar. O todo-poderoso Real Madrid vai criar a sua primeira escola de futebol em território nacional. Este investimento será feito nesta União de Freguesias, ficando para já no segredo dos deuses a localização exacta desta academia e os pormenores saídos das negociações entre o clube espanhol e as autoridades municipais.

“Vamos continuar a apoiar as nossas associações locais. Não só através dos apoios financeiros, mas também da nossa influência junto da Câmara e de outras entidades. Ainda não posso revelar pormenores, mas digo apenas o seguinte: O Real Madrid vai abrir a primeira escola de futebol em Portugal e essa escola vai ficar localizada na nossa união de freguesias de Carnaxide e Queijas. A vinda desta escola de futebol foi potenciada por mérito de uma associação local, mas também por mérito da nossa intervenção. Vai ser algo de muito positivo e vai potenciar ainda mais o nosso concelho e a nossa união de freguesias”, revelou.

Por outro lado, Inigo Pereira felicitou o Município de Oeiras pelas várias inaugurações que já foram feitas após as eleições autárquicas. Nomeadamente a Casa do Professores em Linda-a-Pastora, mas também o parque de estacionamento da Parques Tejo em Carnaxide. E revela que as obras no Centro Cívico irão avançar em breve.

Resultado das eleições e elogios ao papel de Isaltino 

Em comentário aos resultados das eleições de 12 de outubro, o autarca considera que “os números não mentem e constituem uma vitória extraordinária. Mas esta vitória foi de todos nós, foi do Município de Oeiras, da nossa união de freguesias e de todas as localidades do nosso concelho”.

“Todos fazem as análises dos resultados, obviamente tendenciosas, mas a verdade é que o nosso resultado é consequência do muito trabalho feito pelo nosso presidente ao longo destes 40 anos”.

Ainda assim, “nestes 8 anos temos assistido a vários ataques pessoas ao nosso presidente, com o objetivo de obterem ganhos políticos. Durante a campanha autárquica, vários dirigentes nacionais pisaram o solo de Oeiras pela primeira vez e fizeram o mesmo. Nada de concreto foi apresentado para a melhoria do concelho e o resultado é o que todos nós sabemos”.

A população de Oeiras, com um grau de qualificações e rendimentos acima da média do país, é exigente, informada e atenta, “não se deixa iludir por discursos vazios e reconhece o trabalho de décadas de Isaltino Morais e a transformação profunda que foi realizada no nosso concelho. Não governámos através de perceções, nem agimos ao sabor do ruído ou da conveniência; tivemos rumo e prioridades e é assim que vamos continuar a fazer. Não vamos ficar escondidos no conforto do online, escondidos atrás de monitores, com malabarismos para enganar as pessoas”.

Em jeito de conclusão sobre o trabalho a realizar neste mandato, Inigo Pereira deixa uma promessa: “O melhor de nós está por chegar”.

Hino de Carnaxide e Queijas

Inigo Pereira defende que é objetivo continuar a valorizar o território, através do apoio às associações e festividades, dando palco aos músicos locais. E revela que, nesse contexto, surgiu a ideia de se criar um hino à União.

“Este fim de semana tivemos um encontro de bandas filarmónicas. Numa conversa com o diretor da Escola de Música de Linda-a-Pastora falou-se da criação de um hino para a freguesia de Carnaxide e Queijas. Em breve, iremos apresentar esse hino”.

Constituição da Assembleia e Executivo

O movimento Inovar Carnaxide e Queijas 25 venceu as eleições, elegendo onze vogais para a Assembleia de Freguesia, designadamente Inigo Pereira, Gonçalo Grilo, Sara Ribeiro, Marta Bandeira, Américo Ramos, Mário Mendes, Paula Soares, Sara Santos, João Paulo Gomes, Silvia Teixeira e Isabel Rabaça.

O Executivo da UFCQ é constituído por Inigo Pereira (Presidente)  Gonçalo Grilo, Sara Ribeiro, Marta Bandeira, Américo Ramos, Mário Mendes, Paula Soares.

O Partido Socialista, a segunda força mais votada, elegeu três elementos para o mesmo órgão: José Quaresma, Catarina Pinto e Luís Taborda.

O Chega foi a terça lista mais votada e elegeu Luís Coelho e Sérgio Conceição, enquanto que a coligação Evoluir Oeiras conseguiu os votos para eleger Constança Gonçalves, a CDU elegeu Manuel Silva e a Iniciativa Liberal Fernando Antunes.

A Mesa da Assembleia de Freguesia vai ser preenchida por Rafael Marques (presidente), Carla Santos (1º secretário) e Beatriz Figueiredo (2º secretário).

 

Quer comentar a notícia que leu?