O movimento “Isaltino Inovar Oeiras 25” foi o grande vencedor da noite eleitoral das eleições autárquicas de domingo. Para além de ter conseguido o reforço da maioria absoluta na Câmara, conquistando nove mandatos, pulverizou as outras forças políticas na disputa eleitoral pelas juntas de freguesia do concelho. Todos os candidatos deste movimento venceram as eleições próprias para as juntas de freguesia do concelho.
As eleições do dia 12 de outubro reforçaram a ligação de Isaltino Morais ao poder local nas cinco freguesias do concelho. Os decisores do movimento foram a jogo com os três candidatos que já haviam vencido eleições – Madalena Castro, Inigo Pereira e Bárbara Silva — e dois novos nomes: Jorge Delgado e António Lopes da Costa. Os candidatos que se apresentaram com as cores “verdes”, do movimento “INOV25”, conquistaram todas as presidências das juntas de freguesia.
Houve a reeleição de repetentes, como Madalena Castro, Inigo Pereira e Bárbara Silva, mas também o despontar de novos nomes no xadrez político concelhio, como António Lopes da Costa, que conseguiu uma vitória expressiva na primeira vez que disputa umas eleições, bem como Jorge Delgado, que também conseguiu eleger 8 dos 13 lugares em disputa na Assembleia de Freguesia local.
Barcarena
De acordo com os dados oficiais da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Barcarena vai continuar a ser “verde”, a cor do movimento independente, mais quatro anos. Bárbara Silva foi reeleita presidente da Junta de Freguesia pelo movimento “INOV25”, obtendo 54,54% dos votos válidos.
Porto Salvo
A freguesia de Porto Salvo, no concelho de Oeiras, registou uma vitória clara da coligação INOV25 nas eleições autárquicas de outubro de 2025. Segundo os resultados oficiais da CNE para Porto Salvo, a INOV25 obteve 3.630 votos (47,45%), elegendo o presidente de junta e conquistando 8 dos 13 mandatos da assembleia de freguesia.
A freguesia de Porto Salvo passará a ser presidida por Jorge Delgado, que substituiu Dinis Antunes na liderança da junta de freguesia. Jorge Delgado obteve uma vitória expressiva nas urnas de voto na primeira vez que disputa eleições.
Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo
A liderança da união de freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo mudou de mãos, mas não de partido. Por decisão própria, João Antunes já não é o presidente da autarquia, dando lugar a António Lopes da Costa, que conseguiu uma vitória expressiva. A equipa liderada por António Lopes da Costa conquistou 52,34% dos votos (12.152 votos), elegendo o presidente da junta e obtendo 12 mandatos na assembleia de freguesia. Esta vitória representa um reforço significativo da liderança que já detinha desde 2021, quando obteve 34,33% dos votos.
Carnaxide e Queijas
Na união de freguesias de Carnaxide e Queijas o movimento INOV25 conquistou a presidência com 52,65% dos votos (9.408 votos), elegendo Íñigo Pereira para um novo mandato, consolidando a maioria absoluta na assembleia de freguesia com 11 mandatos dos 19 disponíveis. A vitória do INOV25 representa a continuidade da liderança política que tem caracterizado esta freguesia desde a sua criação em 2013.
A União das Freguesias de Carnaxide e Queijas é atualmente presidida por Inigo Pereira, eleito em 2021 pelo movimento independente “Inovar Carnaxide e Queijas” (IN-OV).
União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Madalena Castro mantém-se na liderança da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, sendo reeleita pelo movimento INOV25 nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025. O movimento INOV25 obteve 14.080 votos (50,17%), conquistando 12 mandatos dos 21 disponíveis na assembleia de freguesia.
Madalena Castro é uma das autarcas com maior experiência de governação. Nos anos de 1990, foi vereadora da Câmara de Oeiras durante dois mandatos.