Isaltino Morais voltou a ganhar a Câmara Municipal de Oeiras: desta vez com uma votação de 61,94%, tendo assim uma vitória esmagadora. Nestas eleições, a concorrer pelo movimento independente Inovar Oeiras e com o apoio do PSD, conseguiu eleger nove mandatos – mais um do que nas eleições autárquicas anteriores. Isaltino Morais considerou que a vitória “esmagadora” traduz um tratado político em que se “semeia concórdia, esperança e amor” entre a população.
É uma vitória esmagadora para Isaltino Morais, eleito este domingo presidente da Câmara Municipal de Oeiras por um terceiro mandato consecutivo. Isaltino Morais subiu ao palanque do discurso de forma triunfal, com direito a guarda de honra de centenas de apoiantes, qual imperador democrático que “semeia o amor” entre a população.
“Fizemos como se fosse a nossa primeira campanha eleitoral”, sublinhou o autarca num discurso na noite em que conquistou 61,94 % dos votos (nove mandatos), somando mais 42.786 que a segunda força política.
“Aguardei até ao último momento até ter os números. Queria ter a certeza, e é assim: esta é a minha 11.ª eleição”, afirmou Isaltino Morais, que se candidatou pelo movimento independente Inovar Oeiras e com o apoio do PSD. O candidato subiu 11,08% face às eleições autárquicas de 2021. Conseguiu, deste modo, manter a maioria absoluta e garantir mais um mandato do que há quatro anos.
O triunfo de Isaltino Morais na Câmara Municipal de Oeiras não surpreenderia ninguém, pelo que o discurso de vitória do presidente reeleito não fez mais do que confirmar o que era esperado. “Percorremos ruas desertas, falámos com as pessoas, fizemos com que elas não se abstivessem. Tenho como palpite que Oeiras teve a taxa de abstenção mais baixa a nível nacional”, começou por afirmar Isaltino Morais.
A coligação PS-PAN, liderada pela socialista e ex-secretária de Estado Inclusão, Ana Sofia Antunes, assegurou 11,29 % dos votos e elegeu um vereador. O Chega, que se assumiu como a terceira força política, alcançou 8,48% e também um mandato.
Como se fosse a primeira vez
“Deram-nos a maioria absoluta na câmara, deram-nos a maioria absoluta na assembleia municipal, em todas as freguesias”, destacou no discurso de vitória, sublinhando que este resultado é “uma grande responsabilidade”.
“Nós fizemos uma campanha como se fosse a nossa primeira campanha eleitoral (…) Tenho como palpite que Oeiras teve a mais baixa taxa de abstenção a nível nacional. Isto demonstra que Oeiras é uma comunidade esclarecida”, defendeu.
“É uma classe média muito forte e um território, uma comunidade, onde a pobreza, a justiça social é uma prática do nosso quotidiano. Nós preocupamo-nos com os que têm dificuldades e que as pessoas tenham ascensão social”, acrescentou o autarca, explicando que é esta atenção aos mais desprotegidos que “conquista o coração das pessoas, que são esclarecidas”.
“É a 11.ª eleição e é a maior de todas, por isso sinto-me muito feliz” (…) tivemos mais votos, mais vereadores, maioria absoluta em todas as freguesias, é extraordinário”, destacou o presidente, que foi eleito para um primeiro mandato em 1985 pelo PSD.
Juventude irrequieta
Tal como ja havia feito no encerramento da campanha, Isaltino Morais voltou a agradecer “a toda a juventude que está aqui”, pois foram um dos esteios de uma campanha “diferente”, divertida, e que se notabalizou por ser uma “candidatura independente”. “Não tenho dúvidas que fostes vós que conquistastes o nono vereador”.
Para Isaltino Morais, esta vitória histórica foi conseguida, inclusivamente, com os votos que vão “da extrema esquerda à direita”. “Eu costumo dizer que as pessoas são muito egoístas, porque o eleitor vota em quem lhe dá mais, em quem transforma as vidas. E nós já transformamos a vida de milhares de pessoas. E, perante esta vitória esmagadora, vamos continuar a transformar a vida dos oeirenses”.
O líder considerou que a vitória do dia 12 de outubro representa a “vitória da tolerência, a vitória da Democracia”, mas também da “esperança”. “Nós semeamos esperença, semeamos bem-estar e amor, não semeamos ódio, semeamos concórdia”.
Isaltino Morais reforçou que a nível nacional, o movimento Inovar Oeiras 25 é o município com “o maior número de vereadores do mesmo partido”.
Nas eleições autárquicas de 2021, o movimento independente de Isaltino Morais tinha tido 50,86 %, o que correspondia a oito mandatos. O PS, com 10,52 % da votação, e o PSD, com 7,91%, tiveram vereadores eleitos, que tiveram pelouros no executivo. O grupo político Evoluir Oeiras (apoiado pelo Bloco de Esquerda, Livre e Volt Portugal) teve 7,27 % e uma vereadora sem pelouros.
Isaltino Morais já cumpriu vários mandatos à frente da autarquia de Oeiras, tendo sido o primeiro em 1985 pelo PSD. Nos últimos anos, tem tido mediatismo devido aos vídeos que publica nas redes sociais sobre restaurantes ou outros espaços de Oeiras.
Vea os resultados eleitorais oficiais por concelho e freguesia