A Câmara de Lisboa e a Associação dNOVO, cuja missão é promover a empregabilidade de profissionais qualificados com mais de 50 anos, uniram esforços num novo programa que pretende valorizar a experiência e abrir novas oportunidades para profissionais que já ultrapassaram a barreira dos 50 anos.
Da parceria, resultou o Programa Evoluir, que visa orientar os participantes para o futuro do trabalho, contribuindo para eliminar o estigma que existe na sociedade relativamente à idade. É objetivo reintegrar os profissionais com mais de 50 anos no mercado de trabalho.
O projeto, que arranca a 30 de outubro e decorre até 13 de janeiro, tem como objetivo combater o estigma associado à idade e preparar os participantes para os desafios do futuro do trabalho.
Reiterar 40 profissionais no mercado de trabalho
Neste quadro, cerca de 40 profissionais vão ser acompanhados pela dNOVO e participar num plano de formação e networking que percorre vários espaços da cidade, constituindo uma experiência de aprendizagem diferente e em que os participantes vão estar em contacto com o ecossistema de inovação de Lisboa, “com o objetivo de contribuir para acelerar o seu regresso ao mercado de trabalho”, refere a CML.
O programa assenta em quatro eixos principais: autoconhecimento, competências de futuro, empreendedorismo e abordagem ao mercado de trabalho e conta com o envolvimento de mais de 20 parceiros e vários mentores dNOVO, além da equipa Future of Work da autarquia.
A Câmara de Lisboa afirma que pretende reforçar o seu compromisso com a inclusão, o desenvolvimento do talento e a promoção de emprego de qualidade, apostando num modelo que liga inovação, partilha de experiências e valorização da maturidade profissional.


