A Câmara Municipal de Lisboa lançou um novo concurso de renda acessível para o sorteio de 102 habitações localizadas no centro histórico da cidade. Este concurso destina-se a jovens com idade igual ou inferior a 35 anos e as candidaturas estão abertas até ao dia 22 de outubro.
De acordo com a CML, as habitações em concurso situam-se nas freguesias da Misericórdia, Campo de Ourique, Estrela, Campolide, São Vicente e Santa Maria Maior, e vão ser objeto de obras de reabilitação no âmbito do PRR, prevendo-se a sua conclusão até junho de 2026.
Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, “este é um bom exemplo de como estamos a ajustar as políticas de habitação às necessidades reais das pessoas e da cidade. Criámos o primeiro mapa de Zonas de Prioridade à Habitação, identificámos as freguesias mais afetadas pela pressão urbanística e pela gentrificação, e aí estamos a intervir, renovando o parque habitacional do Município e disponibilizando aos jovens estas mais de 100 casas a preços acessíveis”.
“Concretizar o sonho de viver no centro”
“Estamos apostados em devolver os bairros históricos, o coração da nossa Lisboa, aos jovens. Queremos que possam concretizar o sonho de viver no centro, com rendas acessíveis que estão ao seu alcance, mantendo assim viva a alma lisboeta para as próximas gerações”, acrescenta o autarca.
Além deste concurso, está a decorrer, em simultâneo, um outro concurso de renda acessível (sem limitação etária), com a disponibilização de 86 casas localizadas em diferentes freguesias da cidade. As candidaturas estão também abertas até ao dia 22 de outubro.