Loures passou a ter mais um polidesportivo coberto no concelho. A vice-presidente da Câmara Sónia Paixão inaugurou a cobertura do polidesportivo do Fanqueiro e adianta que este género de intervenção tem como objetivo maior “dar dignidade à escola pública” do território.
Foi hoje, dia 8 de outubro, inaugurada cobertura do polidesportivo da Escola Básica do Fanqueiro, em Loures.
A nova infraestrutura irá permitir a prática de exercício físico ao longo de todo o ano, independentemente das condições meteorológicas, proporcionando maior conforto e segurança a todos os utilizadores.
Esta intervenção traduziu-se numa área coberta de 414 m2 e contemplou a estrutura de sustentação da cobertura, a cobertura do polidesportivo e da bancada, sistema de drenagem e iluminação, num investimento municipal de 170 mil euros.
“Dar dignidade à escola pública”
A vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, que falou em nome do presidente da Câmara Ricardo Leão, disse que esteve executivo municipal elegeu a área da educação como “uma das grandes prioridades no mandato”, sendo, por isso, importante as requalificações e “as grandes construções no parque escolar do concelho”, quer as maiores, quer de menor dimensão, com o objetivo de “dar dignidade à escola pública, que todos defendemos”.
Sónia Paixão lembrou que a opção de cobrir um polidesportivo por freguesia “foi decisão do sr. presidente (da Câmara de Loures)”, após ouvir “a opinião dos presidentes de junta de freguesia de Loures” e das demais autarquias do concelho, pondo acento tónico numa única exigência: “permitir a prática desportiva aos alunos das escolas, que poderiam passar a ter as aulas em melhores condições”, mas também permitir que a comunidade, nomeadamente aos grupos informais e aos clubes, usufruíssem do recinto no horário pós letivo.
“É objetivo do município incorporar os hábitos de vida saudável ao nosso dia a dia. É importante que os alunos tenham as condições devidas para poderem fazer exercício físico e também que saiam daqui homens e mulheres mais ativas ou mesmo atletas. É também relevante que os grupos de amigos possam usufruir do espaço depois de um dia trabalho e que os clubes da freguesia também possam usar o equipamento”.
A autarca revela que a procura de recintos para a prática desportiva pela população “tem vindo a crescer” graças ao “grande crescimento da prática desportiva nos últimos quatro anos” levados a cabo pelo o município de Loures. “Incrementámos em cerca de 30% a prática desportiva no concelho”, um dado que “reflete o crescimento da procura pelos pavilhões no concelho”, mas também o “compromisso do executivo camarário com o crescimento da prática desportiva” no território de Loures.
O presidente da Junta de Freguesia de Loures, António Pombinho, enaltece a intervenção no renovado equipamento e lembra que o projeto nasceu quando a CML pôs à consideração das juntas a possibilidade de nomearem os polidesportivos prioritários para serem alvo de intervenção. “Quando a Câmara colocou a possibilidade cobrir um polidesportivo em cada freguesia, não foi muito difícil de escolher este em Loures. Este equipamento serve a escola, os meninos que nela estudam, serve a possibilidade de terem uma atividade física em melhores condições, mas também serve a vizinhança e a comunidade do Fanqueiro”.
“Magnífica estrutura”
O adjunto do Agrupamento de Escolas João Vilaret, Rui de Carvalho, agradeceu o melhoramento do equipamento que, com a chuva a ameaçar, “vai já comprovar as vantagens da cobertura”, disse.
“Este espaço é utilizado pelos alunos e pelos professores e passa a ser uma mais-valia para toda a comunidade”, considera o docente.
A presidente da Associação de Pais e de Encarregados de Educação da Escola Básica do Fanqueiro, Alexandra Godinho, elogiou “a magnifica infraestrutura” que irá proporcionar a prática desportiva a todas as crianças e demais comunidade do Fanqueiro.
Nos últimos meses, a Câmara Municipal de Loures concluiu as coberturas da Escola Básica da Flamenga, em Santo António dos Cavaleiros, Escola Alto da Eira, em Santa Iria da Azóia, Escola Básica de Bucelas, polidesportivo do Casal do Barril, em Lousa, e polidesportivo do Prior Velho.