No próximo fim de semana, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, Loures volta a receber mais uma edição do Meeting Internacional de Clarinete Marcos Romão dos Reis Jr., um certame artístico dedicado a este ilustre músico, filho da terra, que se notabilizou como solista e levou o nome de Loures aos quatro cantos do mundo.
A edição deste ano, que conta com direção artística e pedagógica do maestro António Saiote, terá início na sexta-feira, dia 17, com um concerto da Banda Sinfónica do Exército, a partir das 21h00, no Pavilhão Paz e Amizade.
O Meeting Internacional de Clarinete Marcos Romão dos Reis Jr., uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Loures em parceria com a Junta de Freguesia de Loures, valoriza a troca de experiências dos músicos participantes e a oportunidade de trabalharem com alguns dos melhores clarinetistas do mundo.
Além de concertos e recitais, o evento conta ainda com masterclasses, destinadas a instrumentistas de clarinete, alunos de conservatórios e escolas superiores de música, músicos de bandas filarmónicas e orquestras ligeiras, alunos de escolas de música e músicos individuais.
Lourense ilustre e nome maior da música nacional
Marcos Romão dos Reis Jr. foi músico, maestro, compositor e professor. Uma personalidade reconhecida local, nacional e internacionalmente como um dos maiores vultos da música do seu tempo.
O músico nasceu em Loures em 1917 e morreu em 2000. Ana e Marcos, seus pais, proporcionaram-lhe uma educação que desde muito cedo o ligou à música. Ainda muito jovem, ingressou na Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures – da qual mais tarde viria a ser regente.
Em 1933, com dezasseis anos, integrou a Banda da Armada como grumete. Aluno do Conservatório Nacional entre os anos 1934 a 1937, concluindo o curso com distinção máxima (20 valores). Bolseiro pela Fundação Calouste Gulbenkian, estudou entre as elites mundiais do clarinete, no Conservatório de Paris.
Marcos Romão dividia a sua carreira entre músico da Marinha e solista nos muitos recitais em que participava pelo país fora.
Em 1947, destacou-se ao vencer um concurso da Emissora Nacional. Como solista, integrou as antigas Orquestras Sinfónicas de Lisboa, a Orquestra Sinfónica Nacional e a Orquestra Filarmónica de Lisboa.
Concertos
17 outubro > 21:00
Pavilhão Paz e Amizade, Loures, Banda Sinfónica do Exército, Solistas: Leonídio Dykiy / João Soeiro /Tiago Bento
18 outubro > 18:00
Biblioteca Municipal José Saramago, Loures. Atuam o Quinteto Ventos do Seixal e Trio de Clarinete com Guitarras.
19 outubro > 18:00
Palácio do Correio Mor
Concerto da Orquestra de Clarinetes
Jaime Carriço
Solistas: Martim Barbosa / Eduardo Seabra /Maria Arezes/ Rodrigo Nunes
Masterclasses de Clarinete
18 – 19 outubro
10:00 > 13:00 – 15:00 > 18:00
Professores: António Saiote e Tiago Bento



