Madalena Costa sagra-se campeã do Mundo e faz história na patinagem

Madalena Costa, que completou 17 anos em 14 de outubro, conquistou esta quarta-feira a primeira medalha de ouro em patinagem livre, no escalão de seniores para Portugal, no Mundial que se realiza em Pequim, na China. A jovem patinadora, que ainda cumpre o seu primeiro ano de júnior e este ano se sagrou tetracampeã europeia, tornou-se na primeira portuguesa a conquistar o título mundial sénior em patinagem livre

A atleta da seleção nacional de Patinagem Livre, Madalena Costa, sagrou-se, esta quarta-feira, Campeã do Mundo no escalão de Seniores, no mundial que está a decorrer na China. Esta é a primeira medalha de ouro para Portugal nesta disciplina e escalão, conquistada pela patinadora de apenas 17 anos, comemorados há pouco mais uma semana.

Madalena, alcançou o ouro com a pontuação destacada de 260.15 (mais 35.39 que a segunda classificada), no somatório das duas provas (programas curto e longo).

Recorde-se que Madalena Costa, reconhecida pela revista Forbes Portugal como uma das 40 mulheres mais influentes do desporto nacional, já tinha conquistado por duas vezes o ouro mundial no escalão de juniores (Ibagué em 2023 e Rimini, em 2024). No último Europeu, disputado em setembro, em Itália, Madalena sagrou-se também campeã da Europa, já no escalão de seniores.

Feliz e realizada

«Sinto-me muito feliz. Muito satisfeita com a minha capacidade de estar no escalão com atletas mais velhas e de conseguir fazer aquilo a que me tinha proposto», contou a patinadora.

«Sinto-me muito realizada com o trabalho que foi feito com a minha equipa técnica e ainda com mais motivação para alcançar novos títulos e a continuar a fazer história na modalidade. Este título representa a Madalena pequenina que tinha sonhos muito grandes, mas provavelmente não tão grandes como estar a competir no campeonato do mundo com 17 anos e sair com a medalha de ouro», confessou a portuguesa, que se tornou a patinadora mais jovem de sempre a realizar esta conquista, conseguindo também a maior pontuação de sempre em todos os escalões da patinagem artística mundial feminina (260.15).

«Este título representa todas as coisas de que abdiquei e todas as horas que passei a treinar enquanto os meus amigos se divertiam. Todos aqueles dias que não me apetecia treinar, mas com ajuda da minha mãe, que é a minha treinadora, consegui superar esses obstáculos», revelou.

Madalena Costa terminou com a pontuação 260.15 no total das provas de programa curto e longo, à frente da italiana Cioia Fiori (224.76), prata, e da espanhola Sira Bella Gallardo (185.66), bronze.

Catarina Craveiro e Mariana Almeida terminaram em sétimo (151.78) e oitavo (142.91), respetivamente.

Foto: FPP

Quer comentar a notícia que leu?