A Mercadona abrirá um novo supermercado em Frielas, Loures, o segundo no município e o oitavo no distrito de Lisboa, e vai doar diariamente, e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros (CECSSAC). Ao abrigo desta pareceria, vão ser apoiadas 880 pessoas.
A Mercadona, empresa de supermercados, vai abrir uma loja em Frielas, a segunda do município de Loures (junto à IKEA). No âmbito desta abertura, a empresa assinou um protocolo de colaboração com o Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros (CECSSAC).
Segundo a empresa, a doação de alimentos é uma das estratégias do grupo para a prevenção do desperdício alimentar e faz parte do compromisso que mantém com a sociedade de “partilhar parte do que dela recebe”. Com este objetivo, a empresa desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares a partir de cada uma das suas 64 lojas abertas, além de várias outras ações pontuais.
A nova loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade a esta instituição, que se tornou num importante espaço de resposta social na comunidade envolvente, prestando apoio alimentar à população carenciada, funcionando também como creche, pré-escolar, centro de dia e serviço de apoio domiciliário.
Fazer a diferença na vida dos mais carenciados
O Pe. Rogério da Silva Torres, presidente da direção do CECSSAC, explica que a instituição apoia diversas famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Atualmente, prestamos apoio direto a 880 beneficiários através da entrega de cabazes e outros apoios essenciais à dignidade humana. Neste contexto, a colaboração com a Mercadona irá representar um acréscimo de bens alimentares para que possamos chegar a mais utentes. Acreditamos que juntos poderemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Agradecemos, desde já, a escolha da nossa Instituição para o efeito.”
Por seu turno, Ana Carreto, diretora de relações externas distrito de Lisboa e associações de consumidores, acrescenta que este acordo celebrado com o CECSSAC, “reforça o compromisso da Mercadona contribuindo para o bem-estar da comunidade onde nos inserimos, fazendo a diferença no dia a dia de quem mais precisa. Assim, no âmbito da nossa política de responsabilidade social, esta colaboração, através da doação diária de bens de primeira necessidade desde o primeiro dia de abertura da nossa loja de Frielas, permite-nos apoiar as mais de 800 pessoas que a Instituição ajuda”.
Plano de Ação Social
A retalhista explica que, sob a premissa de “partilhar com a sociedade parte do que dela recebe”, o trajeto da Mercadona contempla a aplicação de um Plano de Ação Social, no qual se incluem as doações de alimentos e produtos. Neste âmbito, todas as lojas em Portugal têm uma parceria com uma instituição local que, desde o dia de abertura da loja, recebe diariamente alimentos. No total, em 2024, a Mercadona doou 1.300 toneladas de bens a mais de 80 entidades de cariz social, o equivalente a 22.600 carrinhos de compras.
No total, no concelho de Loures, a empresa emprega 180 trabalhadores, todos com contratos sem termo desde o primeiro dia e condições salariais atrativas, revela a companhia.
A loja do grupo espanhol de Frielas vai abrir portas no dia 16 de outubro.