Morreu o padre Fernando Martins

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, emitiu uma nota de pesar pela morte do padre da Paróquia de Oeiras, Fernando Martins, que exerceu o sacerdócio durante 41 anos em Oeiras, onde deixa um legado de humanismo e de entrega ao próximo.  

“É com profundo pesar que o Município de Oeiras comunica o falecimento do padre Fernando Martins, pároco de Oeiras e São Julião da Barra, que ao longo da sua vida se dedicou com generosidade, fé e entrega à missão pastoral, deixando uma marca indelével na vida espiritual e comunitária de todos nós”

Isaltino Morais destaca a intervenção social do sacerdote, nascido na paróquia de Sarzedas, que deixa um legado na construção de um coletivo mais humanista no concelho.

“O reverendo padre Fernando Martins foi uma figura de referência, com inegável impressiva obra social, cultural e evangélica.  O Prior serviu Oeiras durante mais de quatro décadas”.

Construtor de uma “existência coletiva melhor”

Para o edil, o padre Fernando Martins “foi um dos homens que se evidenciaram na construção de uma existência coletiva melhor. É a ele que se deve, em muito, a construção do Centro Social e Paroquial de Oeiras. Foi também quem se empenhou a fundo nas obras de restauro da Igreja Matriz de Oeiras, assim como na criação do respetivo núcleo museológico, valorizando o espaço e conferindo-lhe a justa dignidade”.

À obra material, “há que acrescentar a obra espiritual, as múltiplas atividades que se desenvolvem na Igreja de Oeiras, também fruto do espírito de iniciativa e capacidade de trabalho que caracteriza o seu Pároco”.

Isaltino Morais lembra as homenagens do Município ao homem da Igreja que mudou a face do concelho.

“Pela sua dedicação aos oeirenses, sobretudo os mais necessitados, o Reverendo Padre recebeu, em 2004, a Medalha de Mérito Municipal e em sua homenagem foi erigida uma estátua, frente à Igreja Matriz de Oeiras, a primeira estátua em espaço público do concelho a um membro da Igreja”.

Em setembro de 1966, o padre Fernando Martins foi nomeado pároco de Oeiras, onde permaneceu até junho de 2009.

Em comunicado enviado no final da manhã de hoje, a equipa de campanha de Isaltino Inovar 25 informa que as ações de campanha para a manhã de sábado foram suspensas devido às cerimónias fúnebres do pároco de Oeiras, padre Fernando Martins.

As cerimónias fúnebres decorrem este sábado, 4 de outubro, a partir das 10:30, na Igreja Matriz de Oeiras, no Largo 5 de Outubro. O funeral será às 12:30.

 

 

 

Quer comentar a notícia que leu?