O recém-eleito presidente de câmara de Cascais elege sete eixos estratégicos para posicionar o concelho como a “capital da qualidade de vida em Portugal”. Nuno Piteira Lopes assume que está a “cumprir um sonho de criança”.
Em cerimónia solene realizada no dia 25 de outubro, o Centro de Congressos do Estoril acolheu a tomada de posse dos eleitos para a Assembleia e Câmara Municipal de Cascais para o mandato de 2025-2029 de 2025.
Este é o primeiro ato público dos novos eleitos locais após as eleições de 12 de outubro de 2025, marcando o início do exercício de funções do novo executivo da Câmara Municipal de Cascais e da Assembleia Municipal.
“É um momento muito importante. Representa um novo ciclo e representa também uma nova esperança, nova força e capacidade de olharmos para a frente,” salientou Pedro Mota Soares, presidente da Assembleia Municipal de Cascais cessante, no arranque do evento.
No discurso de tomada de posse, o novo presidente da câmara municipal de Cascais, que substitui Carlos Carreiras, confessou estar a cumprir uma aspiração antiga.
“Hoje cumpro um sonho de criança. Um sonho que há 20 anos se transformou num objetivo de vida. E que neste momento, aqui, diante de vós, se concretiza com uma emoção que mal consigo conter,” começou por revelar Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, acrescentando: “Aceito esta responsabilidade com toda a humildade, mas ao mesmo tempo também com toda a determinação. Porque servir Cascais não é um cargo, será a missão da minha vida,” assumiu o autarca.
Dialogar “com todos”
Nas últimas eleições autárquicas, O PSD segurou Cascais, mas o Chega e o independente João Maria Jonet elegeram dois vereadores cada. Nuno Piteira Lopes garante que percebeu que os eleitores “querem uma governação mais diversificada, com mais partidos no governo”.
“Cascais merece líderes que coloquem o bem comum acima de qualquer interesse partidário. E é com esse espírito que trabalhei nos últimos meses e que vou trabalhar nos próximos anos. Falei com todos. Abri o coração, e estendi a mão a cada eleito, independentemente da cor política. Convidei todos a fazerem parte desta jornada. Porque Cascais está acima de todos nós,” revelou Nuno Piteira Lopes garantindo compreender o resultado das eleições.
Nuno Piteira Lopes aproveitou também para agradecer ao seu antecessor: “Durante muitos anos, tive o privilégio de ajudar a construir o Cascais de excelência que hoje conhecemos. Conheço cada desafio. Conheço cada oportunidade. Conheço o caminho. Quero por isso mesmo, hoje aqui e agora perante todos vós, agradecer ao Carlos Carreiras tudo o que me ensinou e tudo o que fez por Cascais.”
Sete eixos estratégicos
Nuno Piteira Lopes aproveitou ainda o momento para identificar os sete eixos estratégicos “que vão posicionar Cascais como a Capital da Qualidade de Vida em Portugal”, designadamente saúde e bem-estar pessoal; sustentabilidade ambiental e vivência do território, educação para todas as gerações e valorização do talento humano; participação democrática e transparência municipal; equilíbrio habitacional e liberdade de movimento, segurança, economia e investimento com a “marca Cascais”.
“Cascais é para toda a vida. Esta é a nossa assinatura. Este é o nosso compromisso. Este é o nosso destino. E nada, absolutamente nada, nos fará desviar deste caminho”, concluiu.
A tomada de posse dos Órgãos Municipais 2025-2029 contou ainda com a presença de Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação, Carlos Carreiras, ex-presidente da câmara municipal de Cascais, e vários presidentes de câmara do universo social-democrata, como Carlos Moedas (Lisboa), Isaltino Morais (Oeiras), Marco Almeida (Sintra) e Hugo Moreira Luís (Mafra).


