Ricardo Leão conseguiu uma vitória “histórica” em Loures, vencendo as eleições com maioria absoluta. O autarca de Loures consegue um importante reforço da aprovação dos eleitores e avisa que vai manter o mesmo rigor e grau de exigência com o cumprimento dos “direitos e os deveres” dos munícipes.
Os apoiantes do Partido Socialista de Loures tiverem de esperar até à uma da manhã para assistir à entrada triunfal Ricardo Leão no espaço onde esteve concentrada a sua equipa de campanha. Algum tempo antes, o presidente da concelhia do PS, Ricardo Lima, comparecia na sala não disfarçando a euforia por uma “vitória histórica” dos socialistas em Loures, mas ainda faltavam contar votos em várias freguesias e o líder estava recolhido, acompanhado pelos colaboradores mais próximos, aguardando os vereditos finais.
Pela segunda vez, Ricardo Lima subiu ao palanque para prestar uma enérgica homenagem a Ricardo Leão, que “é uma referência do PS” a nível nacional e que foi um autarca que “entendeu que devia fazer uma coligação com as pessoas” e que, graças a essa aliança, “conquistou uma vitória histórica” em Loures, considerou o responsável.
“O melhor autarca do país”
Em recado para dentro do partido, Lima defendeu que “o Partido Socialista devia olhar para Ricardo Leão e perceber como se governa para as pessoas”, reiterou, acrescentando que Leão é não só “uma referência em Loures, é uma referência a nível nacional”, e “é o melhor autarca do país”.
Dirigindo-se a Ricardo Leão, que ainda não estava na sala, Lima sublinhou: “Conseguiste derrubar as barreiras ideológica, e os tabus. Se o PS tivesse no país autarcas como tu, não existia populismo em Portugal”.
Volvidos alguns minutos, Sónia Paixão, vice-presidente do Município, irrompeu pela sala aos beijos e aos abraços, cantando vitória. Seguisse-lhe a equipa de vereadores que, por entre beijos e abraços apertados com os camaradas e apoiantes, furaram até às cadeiras que lhe estavam destinadas.
“Vitória absoluta” contra “aqueles que falam, mas não sabem daquilo que estão a dizer”
Ricardo Leão apareceu pouco depois, com um semblante naturalmente feliz, agradecendo o apoio de todos os presentes na sala e a quem com ele andou a “colar cartazes” pelas ruas do concelho.
O socialista declarou vitória por maioria absoluta nas autárquicas em Loures, garantindo que responderá às críticas internas do PS “nos órgãos próprios” e prometendo continuar o “ciclo de progresso” iniciado há quatro anos.
“Sim, não foi uma vitória de Pirro. Foi uma vitória absoluta. Não foi poucochinha. Foi uma vitória estrondosa”, afirmou Ricardo Leão, batendo no peito, que foi reeleito este domingo como presidente da Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, com maioria absoluta.
Ver resultados eleitorais oficiais no concelho e por freguesia