Parque de estacionamento do C.C. de Carnaxide conta com centro de operações e atendimento ao cliente

A inauguração do renovado parque de estacionamento do Centro Cívico de Carnaxide ficou marcada pelas despedidas do presidente da Parques Tejo, Rui Rei, e da vereadora Joana Baptista, que tutelou a mobilidade em Oeiras durante dois mandatos.

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou, no dia 24 de outubro, o novo parque de estacionamento do Centro Cívico de Carnaxide, uma intervenção a cargo da empresa municipal Parques Tejo.

O novo parque de estacionamento subterrâneo do Centro Cívico de Carnaxide aumentará a oferta de estacionamento daquela zona com mais 196 lugares.

Para além do aumento dos lugares de estacionamento, a requalificação deste parque, uma obra que custou perto de meio milhão de euros, conta ainda com um centro de operações – que pode ser utilizado como gabinete de crise –, um gabinete de atendimento ao cliente, balneários e copa que ficam à disposição dos trabalhadores da Parques Tejo.

O centro de operações tem um centro de controle onde a administração da empresa e a vereação da Câmara pode visionar as operações dos fiscais da Parques Tejo em todo o território concelho em tempo real. Este centro permitirá uma gestão mais eficiente e baseada em dados, contribuindo para uma melhor coordenação das políticas de mobilidade suave, trânsito e estacionamento em todo o território municipal.

Inauguração de equipamento de ponta

No último ato como presidente da Parques Tejo, Rui Rei explica que requalificação do parque de estacionamento do Centro Cívico de Carnaxide, que transformou o antigo estacionamento num espaço renovado, combina funcionalidade, tecnologia e conforto, reforçando o compromisso do município com uma mobilidade mais eficiente e sustentável.

Segundo explicação do responsável, a intervenção contemplou melhorias na sinalética, na circulação automóvel e pedonal e na decoração do espaço, proporcionando “uma experiência mais agradável e segura para os utilizadores”.

O pagamento do estacionamento é agora exclusivamente digital, podendo ser efetuado através de MB Way, cartão multibanco ou da aplicação Oeiras Move, “numa aposta clara na desmaterialização de processos e na comodidade dos utilizadores”.

“Com esta intervenção, o Município de Oeiras reforça a modernização das suas infraestruturas e a aposta numa mobilidade urbana mais inteligente, sustentável e orientada para as necessidades dos cidadãos”, refere Rui Rei.

A inauguração das novas instalações foi feita pelo presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, e pelo presidente da Parques Tejo. Ambos enalteceram o trabalho das equipas que todos os dias estão na rua para regular o estacionamento, fazendo com que o espaço público seja para todos.

Despedidas e agradecimentos mútuos

A inauguração ficou marcada pela despedida de Rui Rei do comando desta empresa municipal – foi nomeado pelo Governo para o cargo de administrador da Transtejo. Numa despedida emotiva, o responsável aproveitou para enaltecer a “abertura” e “compromisso” da Câmara de Oeiras, personificado no presidente Isaltino Morais, para a “transformação levada a cabo na mobilidade de Oeiras”.

“Oeiras tinha tudo para igual aos outros, mas provou que é possível fazer diferente”, disse, lembrando que, na altura em que assumiu o cargo, teve uma reunião com o presidente da Câmara para lhe apresentar a missão da Parque Tejo: “é regulação do estacionamento e não pagamento”, sendo o pagamento uma contrapartida “meramente simbólica” pela utilização do espaço público.

Alinhado pelo mesmo diapasão, Isaltino Morais considera, por seu turno, que “a única finalidade da política, bem como dos equipamentos, deve ser a de servir as pessoas”.

O autarca aproveitou para fazer o elogio público do trabalho do responsável que está de saída da empresa municipal, inclusivamente da forma emocionada com se despediu das funções, considerando que Rui Rei, assim como outros trabalhadores do município de Oeiras, “dão tudo o que têm pelo serviço público” e que merecem mais consideração da parte da sociedade.

Em comentário ao trabalho desenvolvido por Rui Rei, o edil considera que teve um papel decisivo na concretização de um novo conceito de gestão da Parques Tejo, assente na “inovação e criatividade” que “corporizou muito bem a nossa filosofia de atuação”. “Expresso ao Rui Rei o profundo agradecimento pelo trabalho que fez ao longo dos 3,5 anos enquanto presidente da Parques Tejo”.

Joana Baptista diz adeus com ato simbólico

Numa ação que foi além da mera inauguração de um equipamento municipal, a vereadora Joana Baptista, que tutelou à área da mobilidade, também fez questão de comparecer na cerimónia de inauguração do parque de Carnaxide.

Joana Baptista vai fazer parte do executivo de Carlos Moedas em Lisboa, mas não quis dizer adeus sem apresentar um derradeiro ato simbólico da sua vereação.

Em comentário à saída da vereadora, Isaltino Morais manifestou “muito pena” por perder um dos pesos-pesados do seu executivo, mas desejou-lhe “as maiores felicidades e sucessos. “Lisboa vai beneficiar muito do trabalho da vereadora, mas as expectativas são muito altas (…) Mas, se aqui se faz, Lisboa também pode vir a fazer”.

Com a mudança de Joana Baptista para a câmara liderada por Carlos Moedas, “Lisboa vai dar um salto extraordinário. Ninguém faz milagres, mas podemos aproximarmo-nos disso”, bastando haver “crença nas nossas capacidades” e na determinação “naquilo que pode ser feito”, atira.

 

Quer comentar a notícia que leu?