Paulo Silva dá vitória ao PCP no Seixal

Paulo Alexandre Silva assume um segundo mandato à frente da Câmara do Seixal e assegura para o PCP a continuidade na autarquia. Os comunistas venceram destacados face ao Chega e também ao PS. Para os comunistas, o Seixal representa a câmara mais populosa que obtiveram nestas eleições autárquicas.

Paulo Silva, candidato da CDU, foi reeleito presidente da Câmara Municipal do Seixal nas eleições autárquicas de 2025. À frente da Câmara do Seixal desde o 25 de Abril, os comunistas tiveram por temas de campanha a construção do hospital e também a continuidade de uma política de proximidade com a população, nomeadamente nos apoios sociais.

Em declarações após o anúncio dos resultados, Paulo Silva agradeceu o voto de confiança dos seixalenses, afirmando: “Obrigado concelho do Seixal, vamos continuar juntos a construir o nosso concelho!”.

A reeleição de Paulo Silva consolida a presença da CDU no Seixal, um dos bastiões históricos no Distrito de Setúbal. Durante a campanha, o autarca focou-se em temas como a habitação acessível, a mobilidade, a proteção ambiental e a melhoria dos serviços públicos.

Apesar da eleição de Paulo Silva, o panorama político sofre alterações no concelho, com a CDU a perder dois vereadores, obtendo 4 mandatos; o Chega fica como segunda força política, com 3 vereadores; os mesmos que o PS/PAN, que passa a terceira força política, e a AD – PSD/CDS-PP mantém 1 vereador.

Na Assembleia Municipal, o PAN perdeu o mandato que detinha desde 2013. A CDU elegeu 11 mandatos; o Chega obteve 8 mandatos; o PS/PAN obtém também 8 mandatos; a AD fica com 4 mandatos; a Iniciativa Liberal consegue 1 mandato, assim como o Livre/BE.

O Seixal é um dos três concelhos no distrito de Setúbal que recuperou três freguesias com o processo de reposição, recuperando as freguesias de Aldeia de Paio Pires, Arrentela e Seixal, que tinham sido agregadas em 2013, pela Lei Relvas.

Na eleição para as Juntas de Freguesia, a CDU mantém a liderança em Aldeia de Paio Pires; Arrentela; Seixal; Amora e Corroios.

 

 

Quer comentar a notícia que leu?