Socialista Hugo Martins é reeleito em Odivelas

Os socialistas de Odivelas venceram as eleições no concelho e Hugo Martins consegue manter a Câmara nas mãos do PS. CDU perde representação no executivo municipal e o Chega passa a segunda força política em todos os órgãos municipais.

O PS voltou a conseguir vencer o concelho de Odivelas, mas perdeu a maioria absoluta que tinha conseguido em 2021. Com 40,20% dos votos, Hugo Martins foi reeleito, conseguindo cinco mandatos. Chega e PSD elegem três vereadores respectivamente, totalizando 6 mandatos. A CDU perde vereador.

Para lá da perda da maioria absoluta do PS, a grande mudança no xadrez político de uma das autarquias mais populosas da Área Metropolitana de Lisboa é a ascensão do Chega, que passa de 4.º para 2.º e de um para três mandatos. Fernando Pedroso alcançou 22,23%, bem melhor que os 8,71% de há quatro anos, confirmando um resultado que já se tinha verificado nas legislativas deste ano.

O mais penalizado foi a CDU, que desceu de 10,83% para 6,04% mas, mais do que isso, perdeu o mandato único que tinha. O PSD manteve-se na casa dos 20%, com três mandatos.

Hugo Martins agradece voto de confiança

Após a vitória, Hugo Martins afirmou: “Obrigado a todos pelo voto de confiança nos candidatos e em todas as listas que o Partido Socialista apresentou para os órgãos autárquicos de Odivelas. Nestas eleições, o Partido Socialista conquistou a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e as quatro Juntas de Freguesia de Odivelas. Uma vitória em toda a linha que reafirma o nosso compromisso de sempre: servir com proximidade, responsabilidade e visão de futuro.”

“Iniciamos agora um novo ciclo autárquico com confiança, dedicação e muito trabalho, determinados em continuar o caminho de progresso e modernidade que temos construído juntos. Obrigado a todos os Odivelenses pela confiança renovada”, conclui.




O seu a seu dono

Em junho, Hugo Martins fez a apresentação pública do Parque da Cidade de Odivelas, que considerou ter sido a grande obra do mandato anterior. O autarca admitiu que este equipamento só será inaugurado em 2026 e reconheceu que gostaria de ser ele a inaugurá-lo, num próximo mandato, até porque o trabalho hercúleo de “todo o Executivo e dos técnicos” da Câmara na concretização desta iniciativa “mereceria” este reconhecimento no levantar “de uma das obras mais difíceis do mandato”.

A empreitada de construção do Parque da Cidade representa um investimento de 11,9 milhões de euros, dos quais 4,9 milhões de euros são comparticipados pela União Europeia, ao abrigo do programa POR Lisboa 2030.

Conforme o desejo do autarca, a obra será mesmo inaugurada pelo seu mentor, o próprio Hugo Martins, que conseguiu manter Odivelas sob a gestão dos socialistas. O concelho, desde a sua “independência” de Loures, foi sempre liderado por socialistas: Manuel Varges, Susana Amador e Hugo Martins, que manteve a Câmara Municipal de Odivelas nas mãos dos socialistas atá à data.

Quer comentar a notícia que leu?